Banca de DEFESA: WYDEMBERG JOSÉ DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WYDEMBERG JOSÉ DE ARAÚJO
DATA : 12/05/2021
LOCAL: Videoconferência - Link para acesso: meet.google.com/aqo-kqpt-cyt

Implicações do Meio de Cultivo e do Substrato Hidrofóbico na Obtenção de Consórcios Microbianos Produtores de Biossurfactantes e Biodegradadores de Hidrocarbonetos Recalcitrantes

Biodegradação. Biotecnologia. Resíduos petroquímicos. Consórcios. Metagenômica. Biossurfactantes.

Os resíduos produzidos pela indústria petroquímica apresentam elevado risco ambiental e abordagens biotecnológicas oferecem alternativas promissoras para o tratamento desses resíduos de uma forma sustentável. Por meio da utilização biossurfactantes como adjuvantes, os microrganismos limpam os rejeitos através da degradação dos hidrocarbonetos presentes nos resíduos. Com o intuito de selecionar consórcios microbianos a partir de amostra de resíduos de perfuração e água de produção (AP) de reservatório de petróleo, foi demonstrado que a utilização de petróleo de °API (American Petroleum Institute) médio como fonte de carbono promove o enriquecimento de microrganismos envolvidos na degradação de hidrocarbonetos recalcitrantes por meio da biossíntese de biossurfactantes. Foram obtidos quatro consórcios, dois proveniente da AP, um enriquecido em meio Yeast Extract Peptone Dextrose (consórcio YPD) e outro utilizando somente o meio mineral Bushnell-Haas (consórcio BH). Outros dois consórcios provenientes de rocha de perfuração enriquecidos em meio rico Luria Bertani (LB), consórcios R1 e R2. Os sequenciamentos de DNA metagenômico mostraram que, independentemente da metodologia, houve perdas da diversidade nos consórcios. Os consórcios enriquecidos em LB e YPD apresentaram maior diversidade alfa, do que o consórcio BH que é predominantemente composto por membros do género Brevibacillus. O consórcio BH foi enriquecido com genes envolvidos na síntese de biossurfactantes de baixo peso molecular, enquanto os consórcios YPD, R1 e R2 apresentam uma maior abundância de genes de degradação de hidrocarbonetos recalcitrantes. Os biossurfactantes presentes nos microrganismos do consórcio BH lhe confere uma elevada hidrofobicidade celular e formação de emulsões estáveis, sugerindo que a absorção de hidrocarbonetos pelos microrganismos é mediada pelos biossurfactantes. Em contrapartida, os consórcios YPD, R1 foram mais eficientes na redução da tensão interfacial. Apesar dessas diferenças entre os consórcios, as análises de biodegradação de petróleo realizadas por cromatografia gasosa mostraram poucas diferenças significativas em relação às taxas de degradação de hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos (HAPs). Estes dados sugerem que o enriquecimento dos genes biossurfactantes no consórcio BH poderia promover uma degradação mais eficiente dos hidrocarbonetos, apesar da sua menor diversidade taxonômica em comparação com o consórcio enriquecido em meio YPD, R1 e R2. Em conjunto, estes resultados mostraram que o cultivo num meio mínimo complementado com óleo pesado foi uma estratégia eficiente na seleção de microrganismos produtores de biossurfactantes e degradação de compostos de difícil degradação, evidenciaram o potencial biotecnológico destes consórcios bacterianos no tratamento de resíduos e na biorremediação das áreas impactadas.

Externa à Instituição - Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos - LNCC
Interno - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Presidente - 1149647 - LUCYMARA FASSARELLA AGNEZ LIMA
Externa à Instituição - MARILENE HENNING VAINSTEIN - UFRGS