Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLA KARLA DA SILVA BARBALHO

DISCENTE : KAMILLA KARLA DA SILVA BARBALHO
DATA : 29/03/2021
LOCAL: Videoconferencia

Mais que petróleo: Prospecção do potencial biotecnológico de comunidades e isolados bacterianos do pré-sal brasileiro

Pré-sal brasileiro, biodegradação, metagenômica, petróleo, microrganismos.

A indústria do petróleo representa um dos maiores e mais relevantes setores da indústria mundial. No Brasil, a descoberta dos reservatórios do pré-sal colocaram o país entre os maiores produtores de petróleo do mundo. De forma geral, os reservatórios de óleo apresentam alta toxicidade, hidrofobicidade, temperatura e pressão. Além de possuírem essas características, os reservatórios do pré-sal brasileiro apresentam elevada concentração de dióxido de carbono (CO2). Sabe-se que microrganismos de reservatórios são capazes de degradar óleo e serem aplicados em processos como na biorremediação. O objetivo deste trabalho foi investigar o potencial biotecnológico de comunidades e isolados bacterianos do pré-sal em condições de elevado CO2.  Para tal, a partir de uma amostra de óleo do pré-sal, foram obtidos seis consórcios organizados em dois grupos: três consórcios microbianos indefinidos obtidos em elevada concentração de CO2 e os outros três obtidos da mesma amostra, mas sem concentrações elevadas do gás. Esse último grupo foi submetido posteriormente a elevadas concentrações de CO2. Dos consórcios foram obtidos 19 isolados bacterianos. Para avaliar o potencial biotecnológico dos consórcios foram realizados ensaios de: i) produção de biossurfactantes, a partir dos ensaios de dispersão do óleo e do índice de emulsificação (E24%); ii) curva de crescimento e iii) caracterização taxonômica e funcional a partir de sequenciamento metagenômico. Para os isolados foram realizados os ensaios de: i) capacidade de degradação de hidrocarbonetos pelo teste 2,6 – DCPIP; ii) hidrofobicidade celular e iii) atividade enzimática de hidrolases. Os ensaios funcionais dos consórcios mostraram que três são capazes de produzir moléculas biossurfactantes capazes de gerar emulsão, ao passo que nenhum dos consórcios é capaz de dispersar o óleo. As curvas de crescimento demonstraram que cinco são capazes de crescer na ausência de fontes de carbono externa. Esse indicativo de fixação de carbono inorgânico foi comprovado pelo sequenciamento dos consórcios e presença de reads para o gênero Ochrobactrum capaz de fixar carbono. Dentro os consórcios, os filos mais abundantes foram Proteobacteria, Actinobacteria e Firmicutes, sendo os consórcios submetidos ao CO2 mais diversos que os consórcios obtidos em elevada concentração de CO2. Metabolicamente, as vias mais enriquecidas nos consórcios estabelecidos em CO2 foram às vias de metabolismo de aminoácidos e metabolismo de carboidrato. Quanto aos isolados, nove foram caracterizados e testados. Desses, cinco foram capazes de degradar entre 50% e 80% das frações de xileno e tolueno, e outros oito degradaram 100% às frações de gasolina, diesel e querosene. O isolado SGC14 apresentou o melhor resultado para degradação de múltiplas fontes de carbono. Os dados apontam para um não favorecimento da produção de biossurfactantes por consórcios microbianos indefinidos em elevadas concentrações de CO2. A alta hidrofobicidade dos isolados, o baixo desempenho dos consórcios na produção de biossurfactantes, juntamente com os ensaios de produção das hidrolases lipase e esterase pelos isolados, indica o uso do aparato enzimático como a principal estratégia de degradação dos microrganismos indígenas do óleo do pré-sal. Conclui-se que isolados e consórcios microbianos do pré-sal mostram-se promissores na degradação de hidrocarbonetos e como fornecedores de produtos biotecnológicos com potencial industrial.

Externa à Instituição - ANA LÚCIA FIGUEIREDO PORTO - UFRPE
Presidente - 1997012 - RAQUEL CORDEIRO THEODORO
Interno - 1507794 - RODRIGO JULIANI SIQUEIRA DALMOLIN
Notícia cadastrada em: 15/03/2021 08:15