Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYNARA IUSK DE ARAÚJO MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYNARA IUSK DE ARAÚJO MACHADO
DATA : 28/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

Avaliação de extratos ricos em polissacarídeos, obtidos a partir de cebolas amarelas e roxas (Allium cepa, Linn), quanto ao potencial antioxidante e modulatório da cristalização de oxalato de cálcio (CaOx)


PALAVRAS-CHAVES:

Allium cepa; urolitíase; antioxidante; polissacarídeos


PÁGINAS: 74
RESUMO:

A cebola (Allium cepa Linn.), pertencente à família Amaryllis (Amaryllidaceae), está entre as espécies de hortaliças mais importantes no mundo, destacando-se por ser a segunda com maior valor agregado. Em sua composição encontra-se majoritariamente os carboidratos, cujas aplicações farmacológicas vêm sendo há muito sendo estudadas e constatadas. Com isso, objetivou-se neste trabalho obter extratos ricos em polissacarídeos, a partir de cebolas amarelas (YAC) e roxas (PAC), caracteriza-los quimicamente – por meio da quantificação de açúcar, proteína, sulfato e compostos fenólicos – e estruturalmente – por procedimentos como cromatografia por HPLC e eletroforese em gel de agarose – em busca de compostos que possam fornecer um maior valor agregado e aplicabilidades a estas plantas. Seguindo esta busca, foram realizados ensaios para a avaliação dos extratos quanto ao potencial antioxidante e potencial modulador da formação de cristais de oxalato de cálcio (CaOx). Observou-se que os extratos obtidos são constituidos majoritariamente por heteropolissacarídeos, que possuem em suas estruturas os monossacarídeos: glicose, galactose e ácidos urônicos (PAC) e glicose, galactose, ácidos urônicos e arabinose (YAC). Além da porção carboidratos, identificou-se também nos extratos a presença de sulfato e baixos níveis de proteínas e compostos fenólicos. Todavia, apesar da considerável quantidade de sulfato encontrado nas amostras, não há indícios de que as cebolas sintetizam polissacarídeos sulfatados. Para a avaliação do potencial antioxidante dos extratos de YAC e PAC, foram realizados cinco ensaios: capacidade antioxidante total (CAT), poder redutor, quelação cúprica, quelação férrica e sequestro de radical hidroxila. Em três dos cinco testes realizados, foram obtidos melhores resultados para o extrato de YAC. Esses melhores valores foram identificados especificamente nos ensaios: CAT (110,8 mg de AA por grama do extrato), poder redutor (48% de atividade) e quelação de ferro (80,01% de atividade quelante). Com relação a atividade modulatória de CaOx, foram encontrados resultados positivos para o extrato YAC, este foi eficaz no direcionamento da cristalização para a formação de cristais de oxalato de cálcio do tipo dihidratado (COD) de tamanho reduzido, o que poderia, em sistemas biológicos, facilitar o processo de excreção dos cristais pela urina e diminuir a capacidade de ligação dos cristais às células epiteliais dos túbulos renais causando danos. Os resultados encontrados neste trabalho são promissores e abrem caminho para estudos posteriores que possam avaliar e confirmar tais potenciais in vivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DAYANNE LOPES GOMES - UFRN
Presidente - 3060683 - LEONARDO THIAGO DUARTE BARRETO NOBRE
Externa à Instituição - MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 18/12/2020 10:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao