Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CARLA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA CARLA DOS SANTOS
DATA : 28/02/2020
LOCAL: A definir

Alterações comportamentais na retirada do etanol: participação da via do triptofano

Depressão, IDO, quinurenina, retirada, etanol

Ansiedade e depressão são sintomas associados à retirada do etanol que levam os indivíduos à recaída. Na via do triptofano, a enzima indoleamina 2,3 dioxigenase (IDO) é responsável pela conversão do triptofano em quinurenina e uma desregulação dessa via tem sido associada a distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão. O estresse oxidativo se mostra alterado em pacientes dependentes e na retirada de etanol, causado pelo desbalanço entre a produção de radicais livres e antioxidantes. O presente estudo avaliou os efeitos comportamentais e bioquímicos da retirada do etanol em curto e longo prazo em ratos. Ratos Wistar foram submetidos a concentrações crescentes de etanol por 21 dias como única fonte de dieta líquida. No experimento 1, os animais do grupo controle e na retirada de etanol foram submetidos a uma bateria de testes comportamentais, 3, 5, 10, 19 e 21 dias após a retirada do etanol. No experimento 2, os animais foram eutanasiados 3 dias (em curto prazo) ou 21 dias (em longo prazo) após a retirada e os encéfalos foram dissecados. Foi realizada análise da concentração de quinurenina, carbonilação de proteínas e peroxidação lipídica, no córtex pré-frontal, hipocampo e estriado. A retirada de etanol em curto prazo diminuiu a exploração dos braços abertos no labirinto em cruz elevado. No teste de natação forçada, ratos em retirada de longo prazo etanol apresentaram maior tempo de imobilidade do que os animais controle. A retirada do etanol não alterou a locomoção nem a coordenação motora dos ratos. No experimento 2, as concentrações de quinurenina foram mais altas no córtex pré-frontal após a retirada em longo prazo. As concentrações de carbonilação de proteínas foram menores no hipocampo dos animais de retirada em longo prazo, com relação aos animais controle e a lipoperoxidação apresentou concentrações maiores nos animais submetidos a etanol contínuo, quando comparados com o grupo controle. Em conclusão, a retirada de etanol em curto prazo produziu comportamentos do tipo ansioso, enquanto a retirada em longo prazo induziu comportamentos do tipo depressivo. A retirada prolongada de etanol elevou os níveis de quinurenina especificamente no córtex pré-frontal, sugerindo que as respostas depressivas observadas após a retirada prolongada podem estar relacionadas ao aumento da atividade de IDO.

Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Externa ao Programa - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH
Externo à Instituição - RAMÓN HYPOLITO LIMA - IINN
Notícia cadastrada em: 28/02/2020 16:47