Banca de DEFESA: MARILIA MEDEIROS FERNANDES DE NEGREIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARILIA MEDEIROS FERNANDES DE NEGREIROS
DATA : 26/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich - Departamento de Bioquímica
TÍTULO:

Modificações químicas de polissacarídeos das algas Lobophora variegata e Dictyota mertensii potencializam suas atividades farmacológicas.


PALAVRAS-CHAVES:

Laminarina, Fucana, Algas marrons, Plasma a frio


PÁGINAS: 193
RESUMO:

As laminarinas são (1,3) -β-glucanas e fucanas são polissacarídeos sulfatados constituídos de L-fucose sulfatada, ambas são sintetizadas por algas marrons e possuem diversas atividades biológicas descritas. Assim, Este trabalho teve como objetivo extrair a laminarina da alga Lobophora variegata e fucanas da alga Dictyota mertensii e avaliar suas atividades biológicas. Além disso, estes polissacarídeos foram modificados por sulfatação, descarga da barreira dielétrica (DBD), galificação e utilizadas para síntese de nanopartículas. As modificações foram avaliadas quanto as atividades biológicas. As algas L. variegata e D. mertensii foram coletadas na praia de Pirangi, Natal, RN, lavadas e submetidas à proteólise por 18 h. Depois, o sobrenadante foi precipitado com volumes crescentes de acetona e a fração foi denominada: F0.3; F0.5; F0.8; F1.0 F1.5 e F2.0 de acordo com o volume necessário para a precipitação do polissacarídeo. Posteriormente, as frações F0.8 e F1.0 foram utilizadas para purificação da laminarina utilizando o sistema de separação de pesos moleculares. As laminarinas modificadas foram modificadas usando DBD, sulfatação e galificação. E as fucanas foram utilizadas para síntese de nanopartículas. A laminarina de 12,4 kDa apresentou baixa contaminação de proteínas (0,3%) e compostos fenólicos (0,1%). A modificação que mais potencializou as atividades biológicas de laminarinas foi a galificação. Além disso, a nanopartícula de fucana apresentou melhor atividades biológicas que a fucana nativa. No geral, observou-se que a galificação foi a melhorar modificação química em laminarinas de Lobophora variegata e as nanopartículas de fucanas potencializaram as atividades biológicas de fucanas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CINTHIA BEATRICE DA SILVA TELLES - IFRN
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Interno - 046.477.204-46 - LEANDRO SILVA COSTA - IFRN
Externa à Instituição - MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA - IFRN
Externa ao Programa - 2477216 - NAISANDRA BEZERRA DA SILVA FARIAS
Externo à Instituição - ÉDER GALINARI FERREIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 16/09/2019 14:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao