Banca de QUALIFICAÇÃO: MOACIR FERNANDES DE QUEIROZ NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOACIR FERNANDES DE QUEIROZ NETO
DATA : 15/07/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich - Departamento de Bioquímica
TÍTULO:

Potencialização da atividade antioxidante de polissacarídeos (quitosana e dextranas) através da sua conjugação com ácido gálico.


PALAVRAS-CHAVES:

Urolitíase; cálculos renais; estresse oxidativo; glucana; Leuconostoc ssp; compostos fenólicos.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O stress oxidativo é provocado pela quebra no balanço entre oxidantes e antioxidantes no organismo. Quando isso ocorre há danos em demasia provocados pelas espécies reativas. Mais de 100 doenças tem algum tipo de relação com stress oxidativo. Uma forma de contra-atacar o stress oxidativo é através do uso de antioxidantes exógenos. Diversas moléculas podem ser utilizadas como antioxidantes exógenos, como os polissacarídeos. Polissacarídeo são moléculas muito abundantes na natureza e que possuem diversas atividades biológicas, inclusive atividade antioxidante. Entretanto, devido a sua abundância e variabilidade nem todos os polissacarídeos possuem atividades antioxidantes com mesma extensão. E as vezes aqueles mais abundantes possuem baixa ou nenhuma atividade antioxidante relatada. Quitosanas e dextranas são alguns desses polissacarídeos fáceis de se obter e de grande abundância, além de terem diversas aplicações na indústria farmacêutica, alimentícia, cosmética e etc. Porém a atividade antioxidante dessas moléculas é, de forma geral, baixa. Uma forma de aumentar a capacidade antioxidante desses polissacarídeos seria conjugá-los com ácido gálico. O ácido gálico (GA) é um metabólico secundário de plantas da família dos compostos fenólicos, essas moléculas, devido a sua estrutura e grupamentos funcionais possuem alta capacidade antioxidante. Nesse trabalho a partir de um método de conjugação verde que utiliza radicais livres foi possível conjugar GA à quitosana e dextrana, obtendo-se conjugados com 10,2 ± 1,5 mg e 36,8 ± 1,4 mg de GA/g de composto respectivamente. A conjugação foi confirmada através das análises de infravermelho e ressonância magnética nuclear. Para a quitosana conjugada houve um aumento de 2 vezes na capacidade antioxidante total (CAT), 5 vezes no poder redutor e houve o surgimento de uma atividade de quelação férrica (cerca de 60%) não observada na quitosana nativa, além disso a conjugação também foi capaz de impedir a formação exacerbada de cristais de oxalato de cálcio in vitro. Propriedade essa observada com o polímero nativo. Já para a dextrana, a atividade do conjugado foi melhorada 13 vezes no teste de CAT, além disso, foram detectadas atividades de sequestro de radical superóxido (60%) e de poder redutor (90%) que não foram detectadas com a dextrana nativa. Os resultados mostram que o método verde de conjugação de GA foi eficiente tanto para quitosana quanto para dextrana e em ambos os casos foi possível aumentar a capacidade antioxidante desses polissacarídeos, indicando uma potencial uso desses derivados como substituintes das suas moléculas nativas nas diversas aplicações desses polissacarídeos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2832746 - MONIQUE GABRIELA DAS CHAGAS FAUSTINO ALVES
Externo à Instituição - PABLO DE CASTRO SANTOS - UERN
Externo à Instituição - THALES DOMINGOS ARANTES - UNESP
Notícia cadastrada em: 04/07/2019 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao