Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA RAYANE PEREIRA DA SILVA

DATA : 18/12/2018
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich - Departamento de Bioquímica

CARACTERIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA HOMÓLOGA A SEC14 DE CANA-DEAÇÚCAR

SECRETION14; Saccharum spp.; RT-qPCR; CRAL-TRIO; estresse abiótico.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Todas as partes desse cultivar são aproveitadas e usadas como matriz energética para produção não somente do açúcar, como para os biocombustíveis e outros produtos. Os estudos moleculares com cana-de-açúcar desenvolvem-se de forma lenta devido a sua complexidade genômica, contudo a descoberta de novos genes que possam interferir em processos chave desse organismo é valiosa para futuras contribuições na indústria sucroalcooleira e avanços nos estudos moleculares desse cultivar. Este trabalho teve como objetivo caracterizar uma sequência homóloga a PHOSPHATIDYLINOSITOL-PHOSPHATIDYLCHOLINE TRANSFER PROTEIN (SEC14) em cana-de-açúcar que foi identificada em estudos anteriores em bibliotecas subtrativas para o processo de florescimento. A caracterização neste trabalho foi feita por análise in silico e ensaio de expressão em tecidos vegetais para variedade tardia e precoce por RT-qPCR, além de análise da expressão em tecidos de folhas submetidos a estresses hídrico e oxidativo. Os resultados obtidos por meio das ferramentas de bioinformática mostram a existência do domínio CRALTRIO que está presente em todas as sequências homólogas essencialmente na mesma posição, relevando alta conservação da sequência SEC14 em plantas. As redes de interação revelam que a proteína homóloga a SEC14 em A. thaliana pode interagir com as proteínas da família PATTELIN (PTL), SYNTAXIN (SYP), OXYSTEROL BINDING PROTEIN (ORP), PHOSPHOLIPASE D (PLD), dentre outras, cujas funções principais incluem transporte do lipídeo fosfatidilinositol, tráfego de vesículas, podendo atuar na ação de fitormônios como o ácido abscísico, respostas ao estresse, desenvolvimento de órgãos florais e integridade da membrana. A árvore filogenética sugere que há prováveis duplicações da proteína SEC14 em plantas. O modelo tridimensional apresenta o provável bolso hidrofóbico para ligação de lipídios descritos em outros modelos de SEC14 consolidados, indicando sua conservação estrutural. Os dados de expressão revelam que o gene de SEC14 se apresentou diferencialmente expresso na variedade precoce em fase juvenil e na variedade tardia em fase madura, além disso, não houve diferença significativa de expressão nos tecidos foliares de Campus Universitário BR-101 – Lagoa Nova – Natal - RN CEP: 59.072-970 - Telefone/fax: (084) 3215.3415 – e-mail: msdbq@cb.ufrn.br Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Biociências – Departamento de Bioquímica Programa de Pós-Graduação em Bioquímica plantas submetidos a estresses hídrico e oxidativo. Os dados corroboram para melhor caracterização de SEC14 em cana-de-açúcar e entendimento de como esse gene/proteína atuam nesse cultivar, trazendo novas perspectivas para os estudos moleculares com plantas de interesse econômico como a cana-de-açúcar.

Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SALVINO GADELHA MENESES - UEPB
Interno - 1228866 - EDUARDO LUIZ VOIGT
Presidente - 1507794 - RODRIGO JULIANI SIQUEIRA DALMOLIN
Notícia cadastrada em: 06/12/2018 10:34