Banca de DEFESA: RAPHAEL PASCHOAL SERQUIZ

DISCENTE : RAPHAEL PASCHOAL SERQUIZ
DATA : 25/10/2017
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich - Departamento de Bioquímica

Um inibidor de serinoproteinase obtido de sementes de Juquiri (Mimosa regnelli Benth.) com atividade anti-inflamatória, anticoagulante e adjuvante da heparina

Trombose; Neutrófilo; Macrófago; Tripsina; Inflamação; Coagulação.

A hemostasia é o evento pelo qual os mamíferos bloqueiam a perda de volemias sanguíneas e promovem o reparo de lesões, e falhas por excessos contribuem para a propagação de fatores inflamatórios e trombóticos. As consequências da aterosclerose são exemplos de agravos deste tipo e a heparina (Hep) é um fármaco de escolha para esses tratamentos. Pacientes com carência de antitrombina têm resistência aos efeitos anticoagulantes da Hep, então pesquisas por novas moléculas homeostáticas que contribuam com os tratamentos clínicos são necessárias. Inibidores de proteinases vegetais têm sido eficazes em controlar processos biológicos, como coagulação e inflamação. O presente trabalho buscou isolar um inibidor de tripsina da semente de Juquiri (ITJ) verificando sua atividade contra serinoproteinases, e avaliar seus potenciais anticoagulante e anti-inflamatório. O ITJ foi isolado por cromatografia de afinidade e troca-iônica, apresentando duas principais bandas proteicas de 11,9 e 19,2 kDa em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE), e foi capaz de inibir tripsina e quimotripsina. Na coagulação, o ITJ prolongou o tempo de tromboplastina parcial (APTT) em concentrações superiores à 2 µg/100 µL de plasma, sem prolongar o tempo de protrombina (PT). Associado à Hep, o ITJ foi capaz de intensificar o efeito anticoagulante do fármaco nos dois testes. Sem apresentar toxicidade contra eritrócitos humanos o ITJ reduziu 40% das concentrações de elastase liberada por neutrófilos induzidos por PAF (fator ativador de plaquetas). O ITJ em concentrações entre 20-80 µg/mL estimulou a produção de TNF por macrófagos RAW 264.7 em cultura sem provocar outros estímulos inflamatórios. Macrófagos ativados por LPS tiveram redução nas concentrações de NO, IL-6 e TNF quando tratados com ITJ em concentrações entre 20-160 µg/mL. Estes dados apontam o ITJ como promissor no tratamento de doenças trombóticas e inflamatórias, tendo sido eficaz como adjuvante da heparina e em promover a redução de estímulos inflamatórios de neutrófilos por vias dependentes de MAPk, e de vias do fator de transcrição NF-κB em macrófagos.

Presidente - 1149356 - ELIZEU ANTUNES DOS SANTOS
Interno - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS