Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA KUMMER DA ROCHA PINHEIRO

DISCENTE : TATIANA KUMMER DA ROCHA PINHEIRO
DATA : 11/09/2017
LOCAL: Sala de Reuniões do Instituto de Medicina Tropical

Susceptibilidade à hanseníase e formas reacionais numa população do Rio Grande do Norte

Hanseníase. M. leprae. Eritema nodoso hansênico. Reação reversa. Immunochip.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, de evolução lenta, com um amplo espectro de manifestações clínicas, causada pela Mycobacterium leprae. O Estado do RN apresenta constantemente novos casos, com algumas localidades apresentando altas taxas de detecção, como a cidade de Mossoró com uma taxa de detecção de 39,73 por 100.000 habitantes em 2012. Após a exposição ao bacilo, somente cerca de 10% dos pacientes evolui para doença. Após o desenvolvimento da doença, o paciente poderá obter uma cura espontânea ou desenvolver uma das cinco formas clínicas. Dependendo do nível de susceptibilidade e da forma pela qual o paciente desenvolve a resposta imune contra a micobactéria, a infecção poderá resultar em um dos estados reacionais. A evolução pós infecção com M. leprae também é influenciada pelo repertório genético do hospedeiro, sendo considerada uma doença complexa na qual características do hospedeiro e do ambiente são tão importantes quanto as características do patógeno para determinar a evolução da doença. Portanto, com a finalidade de contribuir para o conhecimento da associação de fatores genéticos à susceptibilidade à hanseníase, o objetivo do presente estudo é analisar polimorfismos associados com susceptibilidade à hanseníase em uma população do estado do RN. Para tanto, o estudo foi dividido em duas partes: caracterização fenotípica e caracterização genotípica de uma população do RN. Em primeiro lugar, a caracterização fenotípica foi realizada a partir de coleta de dados referentes a pacientes e comunicantes, e pela detecção de anticorpos anti-LID-NDO a partir de Elisa. A quantidade de anticorpos variou de acordo com a classificação operacional do caso e o tipo de reação, sendo mais elevada em casos MB e reação do tipo II. Além disso, a maioria dos comunicantes obteve um resultado negativo de ELISA, mas quando comparados comunicantes PB e MB a positividade aumentou neste último grupo (11% e 36%, respectivamente), devido ao contato com uma quantidade maior de bacilos. Em segundo lugar, a caracterização genotípica foi realizada a partir de genotipagem por Immunochip, com a ánalise de SNPs associados em três grupos: hanseníase vs comunicantes, reação vs não-reação, e taxa de anticorpos LID-NDO. Dentre os SNPs associados à hanseníase vs comunicantes, alguns estavam relacionados a resposta imune (FASLG, TNFS18, EBF1 e ICOSLG), além de um SNP próximo a VDR, receptor de vitamina D é importante em hanseníase pelo seu papel na imunomodulação associado a vitamina D3 em monócitos, macrófagos e linfócitos ativados. No grupo reação vs não-reação foi observada a associação de diversos SNPs no cromossomo 6 próximos a genes conhecidos como de susceptibilidade a psoríase. Psoríase e hanseníase são doenças com perfis autoimune, o que explica porque possuem genes de susceptibilidade compartilhados. Dentre estes genes está o CCHCR1, superexpresso em queratinócitos em lesões psoriáticas, regulada por IFN-γ. Nos resultados contínuos de taxa de anticorpos LID-NDO, a análise de SNPs associados revelou a relação com o gene THEMIS, que codifica uma proteína com papel regulador na seleção de células T.

Externo ao Programa - 2323511 - ADRIANA AUGUSTO DE REZENDE
Presidente - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA