Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MARINA E SILVA PARENTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA MARINA E SILVA PARENTE
DATA : 23/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala SS1 - Departamento de Biologia Celular e Genética
TÍTULO:

AVALIAÇÃO ESTRUTURAL E ANÁLISE DAS ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PEPTÍDEOS

ANÁLOGOS DA STIGMURINA PRESENTE NA PEÇONHA DO ESCORPIÃO Tityus stigmurus


PALAVRAS-CHAVES:

Peptídeo antimicrobiano; Peptídeos análogos; Atividade antiproliferativa; Peptídeo bioativo; Escorpião; Tityus stigmurus.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Tityus stigmurus corresponde à espécie de escorpião predominante na região Nordeste do Brasil, sendo considerado um dos principais causadores de acidentes escorpiônicos. Na peçonha do T. stigmurus, que é composta de uma mistura complexa de moléculas de alta e baixa massa molecular, foi identificado um peptídeo antimicrobiano denominado Stigmurina. Os peptídeos antimicrobianos são pequenas moléculas consideradas a primeira linha de defesa contra micro-organismos, apresentando amplo espectro de ação antimicrobiana. A literatura reporta também a atividade desses peptídeos contra células cancerígenas. Sequências nativas de peptídeos bioativos como protótipo para a obtenção de novas moléculas têm sido utilizadas com o intuito de potencializar a sua atividade e reduzir a toxicidade. Nesse contexto, realizou-se a caracterização estrutural in silico e por dicroísmo circular, bem como a avaliação da atividade antimicrobiana, antiproliferativa e hemolítica de dois peptídeos análogos obtidos a partir da Stigmurina. A análise da conformação tridimensional in silico do StigA3 e StigA4 demonstrou uma estrutura helicoidal. Sendo estes resultados confirmados por dicroísmo circular. O aumento da carga superficial e do momento hidrofóbico de ambos os peptídeos análogos quando comparado com a Stigmurina resultaram no aumento da atividade antimicrobiana. Os peptídeos StigA3 e StigA4 apresentaram ação antiproliferativa semelhante ao peptídeo nativo, com exceção para a célula normal, para qual os peptídeos análogos se mostraram menos tóxicos. Portanto, estes resultados indicam a potencial aplicação terapêutica destes peptídeos análogos, demonstrando a eficiência do desenho racional de fármacos para a obtenção de novos agentes antiproliferativos e anti-infecciosos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIANE FERREIRA LACERDA - UFRN
Externo ao Programa - 3652554 - FRANCISCO CANINDE DE SOUSA JUNIOR
Presidente - 1513597 - JOAO PAULO MATOS SANTOS LIMA
Notícia cadastrada em: 10/08/2017 15:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao