Banca de DEFESA: FRANCIANNE MEDEIROS AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIANNE MEDEIROS AMORIM
DATA : 28/04/2017
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich

Papel das células B e dos anticorpos na patogênese da hanseníase e das reações hansênicas

Plasmoblastos. Imunoglobubinas. Reação reversa. Eritema nodoso hansênico.

A hanseníase é uma doença de evolução espectral causada pelo Mycobacterium leprae. Pacientes podem apresentar desde lesões únicas, com pequena carga bacilar (paucibacilares - PB) a lesões disseminadas e alta carga bacteriana (multibacilares - MB). Os primeiros apresentam uma forte resposta imune celular e os últimos uma resposta predominantemente humoral. O Brasil é o segundo país em número de casos, com áreas hiperendêmicas em diversos estados, incluindo o Rio Grande do Norte. A alta morbidade da doença está diretamente relacionada a intercorrência de reações hansênicas: a reação reversa (RR) e o eritema nodoso hansênico (ENH). Essas ocorrem predominantemente em pacientes MB. Nosso objetivo foi determinar o papel de células B e anticorpos na patogênese da hanseníase e das reações hansênicas, para isto o trabalho foi subdividido em dois estudos: 1. Determinação do perfil de anticorpos específicos utilizando os antígenos recombinantes LID-1 e LID-NDO ao longo do espectro clínico da hanseníase e em comunicantes de casos; 2. Análise de alterações envolvidas na regulação da produção de anticorpos em células B de pacientes com diferentes formas clínicas. Neste último foram avaliadas: a frequência de diferentes subpopulações de células B, a expressão de CD32 e CD21 nestas células, subclasses de imunoglobulinas presentes no sangue, complexos imunes (IC) e proteínas envolvidas na via clássica de ativação do sistema complemento. No estudo 1, observou-se um aumento gradativo na quantidade de anticorpos específicos ao longo do espectro clínico da doença e este foi correlacionado com o índice baciloscópico dos pacientes. Além disso, foi verificado que a maior parte dos comunicantes havia sido exposta à infecção pelo M. leprae, com um potencial risco de adoecimento. Coorte realizada em região hiperendêmica mostrou que a quantificação de anticorpos específicos pode ser utilizada para definir grupos de risco para o desenvolvimento de doença. No estudo 2, observou-se que a exacerbada resposta imune humoral de pacientes MB está associada a alterações numéricas e funcionais em células B, com aumento na frequência de plasmoblastos e reduzida expressão de CD32 nestes. Pacientes MB apresentaram maior concentração de IgG1 e IC no sangue quando comparados a PB. Durante o ENH há uma expansão na população de plasmoblastos, contudo diminuição na concentração destas imunoglobulinas no sangue. Em estudo longitudinal, com duração de dois anos, foi observado que pacientes MB que desenvolveram ENH, durante ou após a poliquimioterapia, já apresentavam ao diagnóstico níveis elevados de IgM, IgG1, anticorpos específicos e IC quando comparados àqueles que não desenvolveram nenhum tipo de reação. Indivíduos com níveis elevados de anticorpo anti-LID-NDO, ao diagnóstico, apresentaram um risco até 16 vezes maior de desenvolverem ENH. Nossos resultados mostram que o uso de antígenos recombinantes em testes sorológicos pode contribuir para um diagnóstico mais rápido da hanseníase, especialmente entre comunicantes, contribuindo para o controle da doença em áreas endêmicas. Além disso, verificamos que a exacerbada resposta imune humoral de pacientes MB pode ser, em parte, explicada por alterações fisiológicas em células B. A quantificação de anticorpos anti-M. leprae e das subclasses IgM e IgG1 ao diagnóstico da hanseníase pode contribuir para identificar indivíduos em risco de desenvolverem ENH. Do ponto de vista clínico, esse é um dado importante pois pode direcionar intervenções terapêuticas futuras.

Interno - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA
Externo à Instituição - EUZENIR NUNES SARNO - Fiocruz - RJ
Externo à Instituição - JOHN DONELSON - UIOWA
Externo ao Programa - 1674643 - MARCOS ROMUALDO COSTA