Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA GABRIELA SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA GABRIELA SILVA DE LIMA
DATA : 24/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Carnaúba
TÍTULO:

Is a hydrogen peroxide burst necessary to seed-to-seedling transition in Carthamus tinctorius L.? Insights from drought and salinity stresses.


PALAVRAS-CHAVES:

Transição funcional, catalase, ascorbato peroxidase, isocitrato liase, malato sintase.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

A transição de semente para plântula em oleaginosas é uma fase crucial do desenvolvimento onde acontece a mudança do metabolismo autotrófico para o heterotrófico. Esta conversão de fase é caracterizada pela transformação dos glioxissomos a peroxissomos foliares e dependente de complexa regulação enzimática, transcricional e redox. Assim como em outros processos fisiológicos, o estabelecimento fotossintético também pode ser severamente afetado pelo aumento da concentração de íons ou escassez de água. Porém, os estudos geralmente relatam alterações metabólicas ao longo do desenvolvimento sob estresses aplicados apenas no momento do plantio. Diante disto, para investigar as alterações fisiológicas e metabólicas especificamente durante a transição semente-plântula é necessário que a aplicação dos tratamentos seja feita exclusivamente durante esta fase. Então, sementes de cártamo foram germinadas em água durante 30 h e só então submetidas aos estresses hídrico (induzido por PEG) e salino com a finalidade de avaliar suas respostas fenológicas e fisiológicas, elucidar a ação dos sistemas antioxidantes da CAT, APX e SOD sob parâmetros oxidativos e a integração destes com o metabolismo glioxissomal. A partir disso, verificamos que as plântulas submetidas aos estresses sofreram prejuízos nos aspectos fenológicos e fisiológicos avaliados, apesar de apresentarem menores conteúdos de H2O2 e MDA-TBA e maiores atividades e expressão da APX que os controles, além de alta expressão da ICL e MLS. Isto nos leva a crer que a transição semente-plântula é diretamente dependente de altos níveis de H2O2 e que o sistema da APX está intimamente ligado ao processo de manutenção do estabelecimento fotossintético nas plântulas desta espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Externo ao Programa - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON
Interno - 1453487 - KATIA CASTANHO SCORTECCI
Notícia cadastrada em: 19/08/2016 08:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao