Banca de DEFESA: VALESKA SANTANA DE SENA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALESKA SANTANA DE SENA PEREIRA
DATA: 18/05/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do Instituto de Medicina Tropical
TÍTULO:

ATIVIDADE ANTIPLASMODIAL IN VITRO, TOXICIDADE E INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DE DERIVADOS DO 2-HIDRÓXI-3-ANILINO-1,4-NAFTOQUINONA NA BIOSSÍNTESE DOS ISOPRENÓIDES.


PALAVRAS-CHAVES:

Plasmodium falciparum, antimaláricos, hidroxinaftoquinonas, toxicidade, via dos isoprenóides, docking.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
SUBÁREA: Protozoologia de Parasitos
RESUMO:

A resistência aos antimaláricos disponíveis no mercado leva à necessidade do desenvolvimento de novos compostos com novos alvos farmacológicos. Os derivados de naftoquinonas são descritos como compostos líderes promissores para o desenvolvimento de fármacos antimaláricos. Em vista disso, nós avaliamos a atividade antiplasmodial in vitro de três derivados de hidroxinaftoquinonas contra o estágio intraeritrocítico assexuado de Plasmodium falciparum, assim como parâmetros toxicológicos in vitro e in vivo e investigamos um provável mecanismo de ação relacionado à via dos isoprenóides através de marcações metabólicas de precursores da via com trítio radioativo, complementado com estudos de docking com um template da octaprenil pirofosfato sintase. Os derivados de hidroxinaftoquinonas analisados tiveram boa atividade antiplasmodial, com IC50 menor que 20 μM para a cepa 3D7 e menor que 50 μM para a cepa Dd2. A janela terapêutica é segura, com índice de seletividade variando entre 36,7 e 143,0. Os compostos não causaram hemólise nas doses testadas (10 e 50 vezes maiores que as respectivas IC50), e não desencadearam sinais de toxicidade no teste de toxicidade aguda in vivo apesar de o composto 4a ter promovido esteatose hepática e hemorragia no tecido renal. Considerando um provável mecanismo de ação, os derivados de hidroxinaftoquinonas parecem inibir a síntese dos precursores isoprênicos, principalmente a menaquinona e o tocoferol e os estudos de docking revelaram nove possíveis interações com alta energia em quatro sítios de ligação diferentes com um template da octaprenil pirofosfato sintase. Em nossos resultados, o composto 4c foi o mais promissor, visto que possuiu o menor IC50 no teste antiplasmodial in vitro, menor citotoxicidade in vitro e toxicidade aguda in vivo, além de ter inibido os três produtos da via dos isoprenóides testados, podendo ser considerado um candidato padrão para o processo de “hit-to-lead.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA - UFPB
Externo à Instituição - CLARICE ABRAMO - UFJF
Interno - 1149356 - ELIZEU ANTUNES DOS SANTOS
Presidente - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Interno - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 27/04/2016 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao