Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO MOREIRA MARQUES NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO MOREIRA MARQUES NETO
DATA: 23/01/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich - Depto. de Bioquímica - CB/UFRN
TÍTULO:

Uma nova lectina da esponja marinha Aplysina sp. (AplyL-1) com atividades antiproliferativa de célula tumoral (HeLa) e aglutinante de leishmania amazonesis.


PALAVRAS-CHAVES:

Lectina, Lactose, Purificação, caracterização, antiproliferativa, aglutinação.


PÁGINAS: 13
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

Uma lectina com elevada atividade aglutinante sobre hemácias humanas dos vários tipos do sistema ABO foi isolada da esponja marinha Aplysina sp. por extração hidroalcoólica e uma sequência de etapas de purificação envolvendo cromatografias de gel filtração, em Superdex 75 10/300 GL, e de troca-iônica, Resource Q (FPLC-AKTA Purifier). Após purificada, a lectina, denominada Aply-L1, apresentou uma única cadeia peptídica com uma massa molecular de 40 kDa e com especificidade de ligação para D-galactose, D-galactosamina e lactose. A atividade hemaglutinante de APLY1 foi independente da presença de íons bivalentes e não foi alterada em condições básicas (acima de pH 7,0), mas bastante reduzida quando submetida a condições ácidas (abaixo de pH 6,0). Testes de termolabilidade mostraram que Aply-L1 perde gradativamente sua atividade hemaglutinante a partir de 40 ºC e não mais exibe atividade em 100 ºC. Aply-L1 foi testada frente a diversas linhagens tumorais onde apresentou atividade antiproliferativa significativa (até 10 µg/mL) apenas para a linhagem de adenocarcinoma cervical humano (HeLa). Para a linhagem de célula normal 3T3 não foi vista atividade citotóxica. Em testes realizados com Leishmania braziliensis e Leishmania amazonensis, Aply-L1 exibiu a capacidade de aglutinar somente a espécie L. amazonensis (na concentração de 77,5 µg/mL). Os resultados mostram que esta nova lectina ligante de derivados de galactose, pode ser importante no desenvolvimento de produtos com importância biotecnológica e filogenética.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CELINA MARIA PINTO GUERRA DORE - F.M.Nassau
Externo à Instituição - JAILMA ALMEIDA DE LIMA - NENHUMA
Externo à Instituição - RANIERE FAGUNDES DE MELO SILVEIRA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 20/01/2015 15:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao