Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL ANDRADE LOPES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABEL ANDRADE LOPES DE SOUSA
DATA: 16/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Vice-Direção do Centro de Biociências
TÍTULO:

Caracterização de um novo homólogo de HINT1 encontrado em bibliotecas subtrativas de cDNA de floração de  Saccharum spp.


PALAVRAS-CHAVES:

Cana-de-açúcar, Superfamilia HIT, BACs, família 14-3-3, Subtilases.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

Cana-de-açúcar é um cultivar muito importante economicamente por apresentar diversos produtos finais como açúcar e biocombustível. No entanto, sua floração é um processo que inviabiliza sua utilização agroindustrial. Por isso, o estudo de HINT encontrado em bibliotecas subtrativas de cana-de-açúcar de variedades com tempo de indução floral diferente.  A importância funcional do gene HINT1 é demonstrada a partir formação dos tecidos vegetativos, onde sua superexpressão proteica leva à formação de órgãos fusionados, indiferenciação meristemática e baixa estatura.  E se concretiza na formação dos órgãos reprodutivos e na diminuição da produtividade. HINT demonstrou no seu interatoma uma integração com diversas proteínas da família 14-3-3, sendo que esta família está relacionada com a floração por formar complexos proteicos ativos que induzem a mudança do meristema vegetativo para o reprodutivo. Foi encontrada ainda em ensaios com duplo-hibrido, a interação proteica com subitilases, uma família de serino proteases envolvidas em diversas funções fisiológicas. Por tanto, HINT está relacionado ao desenvolvimento vegetal, havendo várias possibilidades de interações para a regulação do desenvolvimento vegetativo e processo de indução floral. E sobre sua identidade, analises in silico demonstraram que HINT apresenta uma maior afinidade com o grupo HINT1 e que possui forte marcação em sua sequencia proteica para localização citoplasmática. Além de suas cópias encontradas em cromossomos artificiais bacterianos terem um homólogo em sorgo e dois em arroz, diferindo os dois últimos em relação ao splicing; sendo mais próximo filogeneticamente da sequencia de sorgo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Interno - 1997012 - RAQUEL CORDEIRO THEODORO
Externo ao Programa - 2294466 - CRISTIANE ELIZABETH COSTA DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 11/12/2014 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao