Banca de DEFESA: MÁRCIA DANIELLE DE ARAÚJO DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA DANIELLE DE ARAÚJO DANTAS
DATA: 01/08/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich
TÍTULO:

ESTUDO DO GENOMA DO VÍRUS CAUSADOR DA MIONECROSE INFECCIOSA EM CAMARÕES E DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS PARA DETECÇÃO DE DIFERENTES VARIANTES.


PALAVRAS-CHAVES:

IMNV Brasil, sítios polimórficos, região variável, domínios conservados, modelagem proteica.


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

A produção de crustáceos foi a atividade que mais cresceu na aquicultura mundial nos últimos anos, atingindo 4,5 milhões de toneladas e US$ 17,95 bilhões de dólares em 2006, tendo o camarão cultivado correspondido a 17% do valor total dos produtos pesqueiros internacionalmente negociados. No Brasil, a produção de camarão alcançou 85.000 toneladas em 2013, sendo os estados do Ceará e Rio Grande do Norte os principais produtores. Apesar do crescimento na produtividade, os carcinicultores têm sofrido nas últimas décadas perdas econômicas significativas devido o surgimento de doenças virais como a Mionecrose Infecciosa – IMN. A IMN foi identificada pela primeira vez em 2002 no estado do Piauí e hoje já está disseminada em toda região Nordeste do Brasil. Essa doença também atingiu outros países como Indonésia, Tailândia e província de Hainan na China. O principal sintoma da IMN é a mionecrose, que consiste na necrose dos músculos estriados do abdômen e do cefalotórax do camarão. A IMN é causada pelo vírus da mionecrose infecciosa – IMNV, um vírus não envelopado, com simetria icosaédrica e 40nm de diâmetro que possui protrusões ao longo de seu capsídeo. O genoma viral é formado por uma única molécula de RNA dupla fita e apresenta duas ORFs. A ORF1 codifica a proteína principal do capsídeo e uma possível proteína de ligação a RNA. A ORF2 codifica uma provável RNA polimerase dependente de RNA (RdRp). Dois genomas do IMNV isolados do Brasil foram sequenciados e comparados com outros dois genomas completos disponíveis no GenBank. Os novos genomas se mostraram mais semelhantes entre si do que com aqueles já descritos. O alinhamento e a análise de similaridade entre as quatro sequências possibilitou a construção de um mapa de sítios polimórficos e revelou que a região mais variável do genoma se encontra na primeira metade da ORF1 que coincide com as regiões que possivelmente codificam a protrusão viral. As regiões mais estáveis do genoma se encontraram em domínios conservados de proteínas que interagem com o RNA. Modelos estruturais para proteínas do IMNV foram calculados usando modelagens por threading e simulações ab initio. Esses modelos indicam que as proteínas do IMNV possuem motivos e formas similares às proteínas de outros totivírus. Além disso, um novo sistema de detecção por PCR capaz de discriminar os quatro isolados foi desenvolvido.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1513597 - JOAO PAULO MATOS SANTOS LIMA
Externo à Instituição - LEONARDO LIMA PEPINO DE MACEDO - EMB/CENARGEN
Notícia cadastrada em: 18/07/2014 15:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao