Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL RUSSI DE OLIVEIRA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL RUSSI DE OLIVEIRA ARAUJO
DATA: 21/05/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich
TÍTULO:

Inibidor de Tripsina Tipo-Kunitz de Adenanthera pavonina: Avaliação in vitro de Propriedades Anti-Inflamatória e Anticoagulante.


PALAVRAS-CHAVES:

Adenanthera pavonina; inibidor; elastase neutrofílica humana; inflamação; coagulação.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

Um inibidor de tripsina tipo-Kunitz de Adenanthera pavonina (ApTKI) foi isolado e purificado a partir das sementes da leguminosa. O inibidor foi obtido através de fracionamento com sulfato de amônio na faixa de 40-60% seguida de cromatografia em coluna de gel filtração Sephacryl S-100, cromatografia de afinidade Tripsina-Sepharose 4B e cromatografia de troca aniônica DEAE-Sepharose HiTRAP. O inibidor foi liofilizado e posteriormente ressolubilizado com tampões específicos para cada ensaio biológico. ApTKI apresentou atividade inibitória contra elastase de neutrófilos humanos (ENH) com alta afinidade pela protease serínica. Nos ensaios biológicos in vitro foi demonstrada a capacidade anti-inflamatória do inibidor ao reduzir a atividade da ENH pela metade na concentração de 9,52 pmol (0,2 µg/mL) de inibidor e a liberação da enzima por duas vias indutórias de resposta pró-inflamatória, endógenas (PAF) e exógenas (fMLP) em 41,3% e 68,5%, respectivamente, com 10 µg/mL. ApTKI não apresentou toxicidade para macrófagos em cultura, avaliado por dosagem de citocinas. Mostrou-se também específico para ENH, não inibindo as outras serinoproteases neutrofílica (PR3 e CG). O inibidor apresentou ainda atividade anticoagulante por alargamento do tempo de formação de coágulo na via intrínseca da coagulação numa relação dose-dependente mas não na via extrínseca, com plasma de indivíduos saudáveis, ou via comum, por não-inibição do FXa. Apresentou ausência de atividade citotóxica para hemácias e leucócitos humanos mesmo em concentrações elevadas. A capacidade do ApTKI de interferir negativamente na atividade pró-inflamatória através de vias celulares e moleculares distintas e de retardar a formação de coágulo sem apresentar toxicidade para células sanguíneas demonstram o potencial terapêutico imunomodulatório e anticoagulante do composto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADELIANA SILVA DE OLIVEIRA - UFRN
Externo ao Programa - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Notícia cadastrada em: 15/05/2014 10:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao