Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINE RACHEL TEODOSIO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROLINE RACHEL TEODOSIO DE MELO
DATA: 10/12/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE POLISSACARÍDEOS SULFATADOS DA ALGA MARROM Dictyopteris justii COMO AGENTES ANTIOXIDANTES E COMO AGENTES INIBIDORES FORMAÇÃO DE CRISTAIS DE OXALATO DE CÁLCIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Fucana; glucana; urolitíase, polissacarídeos bioativos.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

No presente estudo, quatro frações ricas em polissacarídeos sulfatados(DJ-0.3v, DJ-0.4v, DJ-0.5v, e DJ-1.2v) foram obtidas por proteólise seguida de precipitação sequencial com acetona a partir da espécie  Dictyopteris justii. As análises químicas e o FT-IR mostraram que D. justii sintetiza populações de polissacarídeos sulfatados diferentes. A primeira que se encontra em DJ-0.3v é rica em glicose, xilose e ácido glucurônico e apresenta traços de fucose; a segunda (DJ-0.4v), que tem como diferencial grandes quantidades de fucose; as duas populações que se encontram em DJ-0.5v e DJ-1.2v apresentam apenas glucose e traços de fucose, mas se diferenciam entre si pela quantidade de íons sulfato.  Todos os polissacarídeos sulfatados extraídos apresentaram atividade antioxidante para CAT, Poder Redutor e Quelação de Cobre. No entanto, a fração DJ-0.4v foi a que apresentou melhor atividade antioxidante como também foi o que teve melhor capacidade de inibir a cristalização de oxalato de cálcio. Destaca-se também a fração DJ-0.5v, que foi o segundo composto mais potente inibidor da formação de cristais de oxalato, como também foi o composto que estabilizou os cristais dihidratados de oxalato (forma menos agressiva) impedindo-os de se transformarem em cristais monohidratados (forma mais agressiva). Os dados obtidos nos levam a propor que estes polissacarídeos são agentes promissores para serem utilizados no tratamento da urolitíase.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1330828 - CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA
Externo ao Programa - 2330188 - GERLANE COELHO BERNARDO GUERRA
Externo ao Programa - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 04/12/2013 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao