Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA CRISTINA PINHEIRO DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA CRISTINA PINHEIRO DE CASTRO
DATA: 02/12/2013
HORA: 14:00
LOCAL: ***
TÍTULO:

Coordenação dos sistemas antioxidantes da catalase e da ascorbato peroxidase durante o envelhecimento acelerado de sementes de cártamo e girassol.


PALAVRAS-CHAVES:

CAT, APX, envelhecimento, homeostase redox.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

O consumo mundial de óleos vegetais aumentou nos últimos anos devido sua aplicação na indústria alimentícia, química, farmacêutica e, recentemente energética. Todavia, as sementes oleaginosas das quais esses óleos são extraídos envelhecem rapidamente, comprometendo o cultivo e a produtividade destas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do envelhecimento sobre a coordenação dos sistemas antioxidantes da catalase (CAT) e da ascorbato peroxidase (APX) em cártamo e girassol. Para tanto, sementes foram submetidas a envelhecimento acelerado por 3, 6 e 9 dias e cultivadas em papel-toalha umedecido durante 72h. Adicionalmente, antes de serem submetidas ao envelhecimento acelerado, sementes de girassol foram pré-tratadas por osmopriming com 10 mM de ascorbato (ASC) ou 3-AT. O método de envelhecimento artificial utilizado foi eficiente para ambas espécies, pois promoveu diminuição na germinação, no desenvolvimento de plântulas e no crescimento destas, principalmente no cártamo. O envelhecimento provocou inibição da atividade CAT para ambas as espécies e para compensar tal inibição, o girassol aumentou a expressão do mRNA desta enzima, enquanto o cártamo mobilizou mais a atividade da APX. A análise da expressão da malato sintase e do conteúdo de açucares demonstrou que o girassol consome suas reservas lipídicas no estado quiescente, enquanto o cártamo é mais dependente dos carboidratos. O pré-tratamento com 3-AT inibiu a atividade CAT e estimulou a da APX, enquanto o ASC atuou de forma inversa nesses sistemas. Nenhum dos tratamentos recuperou o declínio fisiológico decorrente do envelhecimento. Conclui-se que o envelhecimento alterou significativamente o metabolismo antioxidante das oleaginosas e, apesar das variações interespecíficas na resposta a esse processo, a depleção do sistema antioxidante da CAT foi comum, deforma que a mensuração da atividade desta enzima pode ser utilizada para identificação de lotes de sementes envelhecidas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Interno - 1149356 - ELIZEU ANTUNES DOS SANTOS
Presidente - 1149522 - SUELY FERREIRA CHAVANTE
Notícia cadastrada em: 28/11/2013 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao