PRÁTICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA
Gestão do Conhecimento; Casa Durval Paiva; conhecimento; práticas; ferramentas.
Desde o surgimento da Gestão do Conhecimento (GC) foi possível construir e aperfeiçoar muitos e diferentes conceitos, modelos teóricos e empíricos e impactos estratégicos às mais diversas naturezas organizacionais. Seja no setor privado, público ou no Terceiro Setor, os resultados dependem da capacidade que a organização tem em fazer uso do conhecimento – tanto organizacional, quanto individual. Por isso, o ‘potencial criativo’ das Organizações da Sociedade Civil é um leito sadio e viável para a GC. Aproveitando esse nicho, a presente dissertação objetiva elaborar um portfólio de práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento, somando aquelas já vivenciadas pelos Gestores e colaboradores da Casa Durval Paiva, em suas atividades laborais, formal ou informalmente, com novas sugestões que possam ser formalizadas e implementadas na instituição. Especificamente, propõe analisar a compreensão dos Gestores e colaboradores quanto a GC; identificar e descrever as práticas e ferramentas de GC vivenciadas pelos Gestores e colaboradores, ao longo das suas atividades administrativas e operacionais; e, medir o grau de formalidade delas. Caracteriza-se como um Estudo de Caso único, por meio de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, baseado no Método Estruturalista. Para coleta dos dados, questionários foram aplicados a 84 colaborados da instituição estudadas, alcançando 42 respostas, os quais foram analisados sob a Estatística Descritiva Simples; e, por meio de entrevistas, com 7 gestores da Casa, submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin, com o apoio do software ATLAS.ti para aplicar as três categorias de Batista e Quandt. Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados com base no modelo de Batista e Quandt, contendo 41 práticas e ferramentas de GC, subdivididas em três tipologias: pessoas, processos e tecnologias. Como resultado desse estudo, entendeu-se que os gestores e colaboradores compreendem parcialmente o conceito da GC, fazem uso informal das suas práticas e ferramentas e deixam de implantar outras, muito promissoras, que podem contribuir com o resultado da instituição. Há potencial para institucionalização da Gestão do Conhecimento na Casa Durval Paiva a partir da adoção de práticas e ferramentas que garantam a aquisição, o uso e a disseminação de conhecimento entre todos os atores que dela fazem parte. Sugere-se, ao fim, que novos estudos sejam desenvolvidos para acompanhar o processo de implantação das práticas e ferramentas sugeridas no portifólio.