MEDIAÇÃO CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE CONEXÃO E DIÁLOGO NA GALERIA CONVIV’ART
Galeria Conviv’Art; mediação cultural; informação cultural; galeria de arte.
As mudanças e reestruturações crescentes experimentadas por museus, centros culturais e serviços educativos, desde a segunda metade do século XX, têm impactado significativamente os aspectos sociais, educacionais e representativos na sociedade. Essas transformações têm alterado a forma como as instituições são percebidas pelo público e levado a articulação do seu trabalho com a comunidade e o território. Isso é feito a partir da divulgação de informações culturais e implementação de estratégias da mediação cultural, que visam criar espaços de diálogo inclusivos, participativos, dinâmicos e reflexivos. Nesse sentido, este trabalho dissertativo tem como objetivo explorar estratégias para ampliar o acesso da comunidade universitária às exposições de arte realizadas na Galeria Conviv’Art do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, busca caracterizar a Galeria Conviv’Art, indicando seus respectivos elementos histórico- organizacional, bem como, identificar os principais fatores que contribuem para a baixa visitação do público universitário à galeria. De igual modo, o referido trabalho busca desenvolver uma proposta de intervenção que estimule a participação do público universitário nas exposições de Artes Visuais da Galeria Conviv’Art. O percurso metodológico conta com uma pesquisa empírica, que incluiu a observação da mediação cultural como meio de atrair o público universitário e a aplicação de um questionário, resultado de uma experiência significativa para o público, o qual tem potencializado a construção de conhecimentos e o processo de aprendizagem.