Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA HELENA AQUINO PALMEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA HELENA AQUINO PALMEIRA
DATA : 24/05/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/fsj-hdky-mkx >
TÍTULO:

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO PESSOAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

gestão da informação e do conhecimento; gestão da informação pessoal; gestão do conhecimento pessoal; comportamento informacional; sistemas de informação.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O desenvolvimento tecnológico e a expansão do uso da informação têm impactado as práticas informacionais organizacionais e individuais.  O excesso informacional trouxe a necessidade do desenvolvimento de habilidades individuais tanto para a gestão da informação e do conhecimento quanto para a utilização das ferramentas tecnológicas de suporte a estes processos. No contexto organizacional, o uso dos sistemas de informação digitais como ferramentas de apoio à gestão da informação estão cada vez mais frequentes e a satisfação do usuário tem sido associada à qualidade desses sistemas. Diante disso, observa-se que o comportamento informacional e as necessidades do usuário influenciam no processo de busca e recuperação da informação em sistemas de informação. Uma vez recuperada, a manipulação e controle dessa informação para utilização futura dependerá do usuário final e de suas competências em gestão da informação e do conhecimento pessoal, além das ferramentas de que dispõe para auxiliar nesse processo. Assim, o objetivo geral deste estudo desenvolver propostas de aperfeiçoamento da Gestão da Informação e do Conhecimento Pessoal dos secretários de departamento da UFRN. Para alcançar este objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar a literatura existente sobre a temática da Gestão da Informação e do Conhecimento Pessoal; (ii) Descrevercomo ocorre a gestão da informação e do conhecimento pessoal dos secretários; (iii) Propor estratégias de melhoria da Gestão da Informação e do Conhecimento Pessoal dos secretários. Espera-se atingir estes objetivos mediante a revisão de literatura e da pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter descritivo e exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados será realizada mediante a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários. A análise dos dados coletados será feita por meio da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Com base nessas análises, espera-se compreender como se dá a gestão da informação e do conhecimento pessoal dos secretários e obter subsídios para apresentar propostas de aperfeiçoamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Externo à Instituição - RAYAN ARAMIS DE BRITO FEITOZA - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao