Estética, moralidade e política no consumo de dispositivos eletrônicos e jogos digitais em um grupo de Facebook brasileiro
Antropologia digital; consumo; games/jogos digitais; gamer; Facebook
A presente dissertação busca compreender as relações suscitadas pelo consumo de jogos digitais, dispositivos eletrônicos e conteúdos associados ao universo gamer. Para tanto, foi escolhido como campo de investigação principal o grupo brasileiro no Facebook "Grupo para pessoas pobres com computadores ruins 5.0" (GPCR5). As postagens e comentários do grupo foram analisados por meio de participação observante, perambulações e acompanhamentos, o que possibilitou o contato com os membros do grupo, e proporcionou entrevistas aprofundadas. A pesquisa revela que o consumo desses bens e mídias vai além das transações econômicas, inserindo-se em complexas negociações socioculturais. A análise aprofundada permitiu observar que os participantes do grupo manuseavam e eram atravessados constantemente por construções estéticas, políticas, morais e afetivas relacionadas ao consumo – em especial, uma noção, também estética, do que significa ser pobre e gamer no Brasil, bem como o acesso a bens tecnológicos e jogos digitais nas discussões sobre moralidade no consumo de jogos “pirateados”.