CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RICARDO MARQUES BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ RICARDO MARQUES BRAGA
DATA : 13/05/2021
LOCAL: a definir

É UMA EDUCAÇÃO DIFERENTE”: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE UM COLETIVO LGBT EM FORTALEZA/CE

Coletivo LGBT; Educação; Experiências Pedagógicas

A presente pesquisa, ainda em fase de andamento, tem por objetivo a compreensão das experiências tecidas por indivíduos, em sua grande maioria LGBT, no contexto de um coletivo LGBT da cidade de Fortaleza. Tal empreendimento coletivo, que é também um programa de extensão na Universidade Estadual do Ceará, fundado em 2015, possui como finalidade o combate à transfobia e demais preconceitos, sobretudo nos espaços escolares, mas em toda a estrutura social. Entendendo que a educação é tomada como pilar fundamental na atuação deste coletivo, como forma de luta contra a transfobia e demais preconceitos, ofertando cursinho preparatório para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), formação profissionalizante, cursos de idiomas, cursos de extensão e outras capacitações educacionais, busco analisar os significados das experiências pedagógicas (e não propriamente pedagógicas) que se engendram nas atividades deste coletivo. Metodologicamente, parto de um viés etnográfico, elegendo a observação participante como cerne, utilizando ainda de entrevistas, de conversas informais, uso de imagens e observação participante no ciberespaço, tendo em vista o contexto pandêmico que atravessa esta pesquisa. Observa-se, inicialmente, que a compreensão do que significa “viver o/no coletivo”, assim como os sentidos de traçar um itinerário educativo nas formações propiciadas, sobretudo no cursinho pré-vestibular, remete-nos às memórias das experiências escolares pregressas, tomadas, via de regra, pelo sofrimento e pelo “bullying”, em contraste com a vivência pedagógica presente, classificada como uma “educação diferente”, já que pensada, construída e vivida entre e por LGBT’s (em sua imensa maioria). Contudo, ainda que possamos afirmar uma relativa similaridade entre os sujeitos participantes, é preciso destacar que os significados produzidos nas experiências escolares são plurais e heterogêneos, bem como são os sentidos que motivam o engajamento e a participação em tal coletivo.

Presidente - 1149569 - ELISETE SCHWADE
Interno - 2385456 - PAULO VICTOR LEITE LOPES