CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

SEMINÁRIO CIRS 2019

SABERES TRADICIONAIS, EDUCAÇÃO E PATRIMONIALIZAÇÃO

O Grupo de Pesquisa "Cultura, Identidade e Representações Simbólicas" (CIRS) existe desde 1993, a princípio com a denominação "Cultura, Ideologia e Representações Sociais". Criado para agrupar professores e alunos que vinham trabalhando isoladamente temas relativos às manifestações culturais, as práticas religiosas, as formas de organização social e de sociabilidade, as representações simbólicas, a memória e a identidade e ao que concerne a sociedade, com recortes aproximados da antropologia, história e sociologia.

Várias pesquisas analisam contextos marcados por relações intergrupais, a emergência étnica ou os conflitos étnicos. Mas recentemente, com a linha Cidadania, violência e direitos, o grupo passa a focar também o campo da antropologia do direito, abordando questões concernentes ao acesso à justiça no Brasil, ao sistema prisional e aos conceitos de criminalidade e cidadania. Além de ações de extensão, inúmeras publicações foram elaboradas, assim como dissertações, teses e artigos.

No âmbito do objetivo de promover e divulgar pesquisas científicas de excelência, o CIRS promove anualmente seu Seminário, evento que possibilita apresentar os resultados parciais e/ou finais das pesquisas desenvolvidas por alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Antropologia Social da UFRN, possibilitando uma maior integração entre à comunidade acadêmica e  o público mais amplo.

E alinhado a este objetivo, apresentamos a proposta do seminário CIRS 2019 a ser executado no dia 14 de novembro de 2019 com a temática: Saberes tradicionais, educação e patrimonialização, com Mesa de Abertura, Palestra e Grupos de Trabalhos nas dependências do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Notícia cadastrada em: 24/10/2019 11:14