CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA JORDÂNIA RODRIGUES BEZERRA

DISCENTE : TELMA JORDÂNIA RODRIGUES BEZERRA
DATA : 11/10/2019
LOCAL: CCHLA

“SEU SILÊNCIO NÃO A PROTEGERÁ”: EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DE JOVENS MULHERES GORDAS EM NATAL

Mulheres gordas, Trajetórias, Experiências.

RESUMO

O seguinte trabalho apresenta uma experiência etnográfica de três meses junto a um grupo de cinco jovens mulheres, (cis e trans) em contexto universitário, que buscou analisar alguns aspectos de suas experiências em meio ao processo de serem identificadas e se identificarem como pessoas gordas ou acima do padrão ideal estabelecido socialmente, sendo aqui considerado a partir da perspectiva expressada por minhas interlocutoras quando em seus respectivos cotidianos estes padrões foram sendo cada vez mais marcados. Algo que foi pontuado partindo das rodas de conversa sobre temas previamente identificados e propostos realizadas nos espaços de coletividade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A narrativa sobre as práticas e experiências individuais e coletivas dessas mulheres em torno de ser mulher gorda, trazem exemplos de algumas das primeiras formas de violência experimentadas por elas, aqui sendo observadas através dos marcadores sociais da diferença, visando somar a reflexão acerca de suas trajetórias no sentido de compreender possíveis estratégias de resistência à essas violências que passam como mulheres, LGBT’s, negras e oriundas da classe trabalhadora. No encontro dessas intersecções, encontramos uma demanda exterior pelo atendimento a um ideal de padronização sobre seus corpos, que surge nas narrativas de experiências de sociabilidades dessas jovens. As reflexões que culminam desse período de trocas a partir da convivência próxima e contínua com essas mulheres, encontra um ponto comum à todas: os dilemas frente aos discursos padronizadores, que partem do âmbito da individualidade até o encontro com grupos que partilham saberes e experiências em torno do reconhecimento das pautas que mais se aproximam de suas realidades.

Presidente - 2313763 - ANGELA MERCEDES FACUNDO NAVIA
Interna - 164.498.428-81 - JULIANA ABONIZIO - UFMT
Interno - 2385456 - PAULO VICTOR LEITE LOPES
Interna - 1691014 - ROZELI MARIA PORTO