QUAL É O GÊNERO DA ROUPA? UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA MODA COMO EXPRESSÃO SOCIAL E IDENTITÁRIA
Consumo; moda agênero; Instagram
Busca-se, na presente pesquisa, o cumprimento de uma investigação teórica e empírica que considere as interações entre consumo, moda e gênero. Tive como objetivo investigar como a produção da marca de moda sem gênero, A João, que se propõe a expressar no vestuário formas desconstruídas do que está definido como masculino e feminino, se apresenta enquanto propiciadora de uma investigação de identidade fluida, tendo como lócus de pesquisa o aplicativo Instagram. Observei, ainda, a vivência de um consumidor que rompe com a demarcação de gênero comercialmente definida para as roupas e a discussão em torno de duas campanhas de uma grande marca de fast fashion. As etapas metodológicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo etnográfica e análise de conteúdo do perfil da marca. Como também a realização de entrevistas semiestruturadas com o criador da marca A João e com o consumidor. A partir da análise sobre essas três esferas, pude observar o uso e a produção da roupa como uma expressão legítima de identidades e de expressão social.