CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Telefone/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Semana de Antropologia da UFRN começa segunda com o tema “Mídias Digitais e Audiovisual”

O Departamento de Antropologia e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN realizam de 16 a 18 deste mês a “XIV Semana de Antropologia da UFRN”. O tema “Mídias Digitais e Audiovisual” traz um dos mais recentes debates do campo antropológico. A participação no evento é gratuita.

A programação conta com pesquisadores renomados do país, bem como profissionais envolvidos em coletivos de luta social e política que tem na internet o lugar de atuação. Podemos destacar a presença da professora da UFC, Dolores Aronovich, mais como conhecida como “Lola” do blog “Escreva Lola Escreva” reconhecido nacionalmente dentro do debate sobre misoginia e sexismo.

A conferência de abertura é às 09h do dia 16, no auditório B, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). A convidada é a professora da Unicamp, Suely Kofes, com a palestra “Antropologia, estética e narrativa: uma “bela esquina”?.

A décima quarta edição debate as mídias digitais, a cibercultura e o audiovisual a partir dos marcos teórico-metodológicos da Antropologia. De acordo com as coordenadoras da Semana, Eliane Tânia Martins e Lisabete Coradini, as discussões têm como objetivo, por exemplo, debater perguntas como “De que forma a esfera da produção cultural, por exemplo, vem sendo afetada pelas transformações em curso, trazidas não tanto pelas novas tecnologias em si mesmas, mas por suas apropriações sociais?”.

O evento problematiza visões correntes acerca dessas mudanças, vistas frequentemente através das lentes do pânico moral, que demonizam a internet como já demonizaram a televisão, o rádio, o cinema, a fotografia. Os debates ocorrem por meio de atividades que procuram historicizar e situar social e culturalmente as tecnologias, as máquinas, as mídias, as práticas de produção e consumo cultural, as estéticas, as atividades e práticas oriundas dessa paisagem digital, e principalmente o que elas possam vir a significar e potencializar nas vidas das pessoas, instituições e comunidades.

A Semana de Antropologia

A realização da "Semana de Antropologia" pelo Departamento de Antropologia da UFRN e, desde 2004, pelo PPGAS, tem tido expressivo papel na divulgação das pesquisas dos antropólogos e estudantes do programa e na expansão e fortalecimento de intercâmbios entre pesquisadores, docentes e estudantes da UFRN e de outras instituições, provenientes de diferentes lugares do país

Nesta edição, o evento tem mesas-redondas, oficinas e conferências. A “Semana de Antropologia” também tem oficinas e mostra de filmes. A programação completa está na página do encontro no Facebook. Os participantes devem fazer a inscrição pelo sistema “Sigaa”.

XIV Semana de Antropologia da UFRN

Local: CCHLA/UFRN