QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA INCENTIVAR O USO SUSTENTÁVEL DA RESERVA PONTA DE TUBARÃO EM MACAU/RN
Ensino de ciências. Dilemas socioambientais. Sequência Didática. Questões Sociocientíficas.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma área de conservação que integra a preservação ambiental com as vivências de povos tradicionais. A RDS Ponta do Tubarão, criada em 2003, exemplifica esse modelo, abrangendo 13 mil hectares nos municípios de Macau e Guamaré, RN, e é habitada principalmente por comunidades não tradicionais que dependem da pesca e outras atividades. No entanto, a realidade dessa reserva é preocupante, porque percebe-se os efeitos da interferência da população local, turistas, empresas, principalmente pelo descarte inadequado de resíduos sólidos e líquidos diretamente no ambiente costeiro, além da depredação dos manguezais, poluindo o ambiente costeiro. As atividades humanas como a pesca e aquicultura, implantação de de energia eólica no espaço da RDS são entrelaçados por diversos dilemas éticos, sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. A reflexão sobre estes dilemas são fundamentais para gerar uma discussão: Bom para quem? Ruim para quem? Quem se prejudica? Quem se beneficia? Será posto para estudantes de ensino básico especialmente residentes da RDS é essencial para garantir a conservação dos recursos naturais que a ela oferece. Desencadeando um melhor olhar para a reserva, mitigando a melhor forma de utilizar e realizar as atividades sem degradar bruscamente a RDS Ponta do Tubarão. A partir desta problemática, questiona-se: "Como a estratégia metodológica das questões sociocientíficas, contribui para o entendimento, engajamento e proposição de soluções para minimizar os efeitos da interferência humana pelos estudantes de uma escola dentro da RDS?” Para responder esta questão propõe-se o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) visando explorar dilemas diversos da RDS, com alunos do ensino fundamental de uma escola situada dentro da reserva. A abordagem sociocientíficas (QSCs) será central, no estudo, permitindo aos alunos uma abordagem contextualizada e crítica dos problemas socioambientais da RDS. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, com foco em estudo de caso, utilizando-se da observação participante e questionários com discentes da escola. Assim, a pesquisa visa desenvolver estratégias educacionais (história em quadrinho, mapa de saberes e análise de fotografias) que possa permear os dilemas supracitados e abordados na pesquisa