PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS COMO QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA PROMOVER O LETRAMENTO CIENTÍFICO
Saúde; CTSA; Estudo de caso; Letramento científico; Biologia
Apesar dos documentos oficiais de educação brasileira afirmarem em seus objetivos para o ensino médio ou Ciências da Natureza a necessidade de formar cidadãos críticos, éticos e capazes de atuar no mundo de forma responsável do ponto de vista socioambiental, observa-se ainda uma pratica docente marcada marcada por aulas tradicionais. Esse ensino engessado pouco prepara os jovens estudantes para resolução de problemas reais que afetam saúde ambiental e humana. Dentre as alternativas alinhadas às tendências pedagógicas mais crítica, atual e inovadora para o Ensino de Ciências e Biologia, destaca-se a estratégia das Questões Sociocientíficas(QSCs) e Ambientais dentro da perspectiva da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente-CTSA, como coadjuvante para o desenvolvimento do letramento científico crítico dos estudantes. Um dos problemas atuais que afetam a saúde pública e o ambiente é o uso acrítico e indiscriminado de remédios e/ou medicamentos que muitas vezes permeia a escolha entre o uso de plantas medicinais, fitoterápicos e medicamentos sintéticos para o tratamento de condições leves de saúde. Esse tema por sua natureza polêmica e seus dilemas associados a questões científica, tecnológica, social, política, econômica e ambiental é considerado como uma QSC. Objetivou-se analisar o potencial de um estudo de caso a partir da narração de uma história evidenciando os dilemas relacionados e valores éticos dos personagens sobre esse tema. O estudo incluiu a aplicação da sequência de ensino para estudantes do curso técnico de enfermagem localizada em Juazeiro/CE. Para coleta dos dados foi usado questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas e observação participante e a análise dos resultados utilizando a análise de conteúdo de Bardin. A validação do produto educacional foi realizada por meio de questionários estruturados aplicados a professores universitários e de ensino básico da área de Ciências da Natureza. Os resultados mostram que a discussão dos dilemas QSC dilemas favorece o reconhecimento e a crítica aos valores dos personagens, a percepção das relações CTSA envolvidas, assim como a sua resolução equilibrada, ética e responsável do ponto de vista social e ambiental. Além disso, a pesquisa resultou na elaboração de um guia didático como material instrumental de apoio ao professor (a) de Ciências e Biologia na aplicação dessa abordagem em sala de aula.