INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Questões sociocientíficas, Inteligência artificial, formação de professores.
Desde a década de setenta, os currículos de ensino de ciências têm abordado a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), destacando a importância de se compreender as relações entre esses elementos e suas implicações sociais e ambientais. Associada a esse campo de estudos, surge a abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC), que envolve a inclusão de temas controversos no ensino de Ciências, levando os alunos a se posicionarem criticamente em relação às interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades e limitações do uso da inteligência artificial do tipo Chats e suas implicações ou usos na educação básica. Justificando-se pela necessidade de reflexões sobre como a tecnologia pode impactar a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, resolução de problemas e alfabetização digital, especialmente em questões éticas e sociais, propondo uma reflexão sobre a direção ética e moral da educação em um mundo cada vez mais dominado pela IA e a discussão do papel dos professores na era da IA. Com o intuito de aprofundar essas reflexões e incentivar a construção coletiva do conhecimento, foi realizada uma intervenção de Formação Continuada de Professores durante a Semana Pedagógica de uma escola em Natal/RN, estimulando debates sobre a Natureza da Ciência, vivências e estratégias práticas que apoiem uma abordagem crítica e reflexiva no cotidiano escolar. O percurso metodológico incluiu um curso formativo. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e se caracteriza como um estudo de caso. Adotando como instrumentos para coleta de dados um questionário inicial, entrevista semiestruturada e observação participante. Tais procedimentos vão culminar na elaboração de categorias para análise dos dados da pesquisa. Para isso, se utilizará como técnica de investigação a ATD, segundo Moraes e Galizazzi (2016), para analisar os textos da atividade formativa com professores da educação básica.