EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
Educação Financeira, Práticas Matemáticas, Ensino Médio, Educação Matemática Crítica
Este estudo objetiva caracterizar práticas matemáticas escolares que promovam uma educação financeira emancipadora para alunos do ensino médio. Adota-se uma abordagem qualitativa, focando na compreensão de fenômenos sociais, culturais e psicológicos, explorando a complexidade das interações humanas e valorizando a singularidade dos indivíduos, suas crenças, valores e diferenças. A pesquisa foi aplicada em uma escola pública de ensino médio integral, onde foram observadas e analisadas as práticas pedagógicas relacionadas à educação financeira. Os resultados preliminares indicam que a integração de conceitos matemáticos com situações financeiras do cotidiano contribui para o desenvolvimento de uma postura crítica e autônoma dos estudantes em relação às finanças. Espera-se que este estudo forneça subsídios para a implementação de estratégias educativas que integrem a educação financeira ao currículo e promovam a emancipação dos alunos, preparando-os para tomar decisões conscientes e responsáveis em sua vida financeira.