O BULLYING COMO QUESTAO SOCIOCIENTIFICA: CAMINHOS PARA (RE) CONSTRUCAO DE NARRATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PUBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino de ciências. Prevenção e combate ao bullying. Pesquisa-ação. Violencia escolar
O Bullying se caracteriza por um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima. As agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica, simultaneamente ou não, e acontecem em diversos ambientes, sobretudo no escolar. O bullying é considerado uma questão sociocientífica porque é influenciado por fatores sociais, como a cultura, e as relações interpessoais acarretando impacto significativo na saúde mental. É um comportamento humano frequentemente associado a desigualdades sociais, como a pobreza, discriminação racial, de gênero, ou orientação sexual. Ele pode ser estudado por teorias e métodos científicos e requer estudos e análises interdisciplinares, associado a políticas públicas e intervenções sociais para combater e prevenir esse problema. Apesar do fenômeno ser conhecido e explorado no ambiente escolar, os casos de violência têm aumentado, daí a importância de se pensar em estratégias mais eficazes. Portanto, estimular debates e reflexões entre os diferentes atores envolvidos é essencial para (re)construir caminhos em busca de soluções mais efetivas. A questão de pesquisa deste estudo consiste em investigar como uma pesquisa-ação, que envolve a participação ativa de alunos, educadores, comunidade escolar, instância administrativa da educação básica e pesquisadores, considerando as suas distintas perspectivas e experiências, pode fomentar ações educativas com potencial para impactar positivamente, de maneira robusta e eficaz, a cultura escolar em relação ao bullying, visando aumentar a conscientização, reduzir a ocorrência de casos e fortalecer atitudes e práticas de prevenção e intervenção. Teve como objetivo geral desenvolver uma oficina temática, construída com o grupo focal da pesquisa-ação e aplicada nas escolas selecionadas como medida de prevenção e combate ao bullying no ambiente escolar. O grupo focal da pesquisa-ação é constituído por profissionais efetivos da Secretaria Estadual de Educação, sociólogo, assistente social , historiador, psicólogos, representante do alunos e professores das escolas, além da pesquisadora e orientadora. Fotam realizados sete encontros para discussão, reflexão e construção da oficina temática. A pesquisa foi realizada em três escolas da rede pública estadual do RN, dois 9ºs anos do ensino fundamental e dois 2os anos do ensino médio, sendo duas escolas pertencentes a 1ªDIREC e uma a 2ªDIREC. A oficina temática foi aplicada em três encontros com noventa alunos das turmas selecionadas das escolas, para sensibilização e discussão do tema em roda de conversa e levantamento de suas percepções sobre bullying no ambiente escolar. Os dados foram coletados por observação sistemática e questionários estruturados e analisados por intermédio da análise de conteúdo de Bardin Os resultados apontam a necessidade de ações articuladas, protocolos que incluam formação de professores e equipes pedagógicas para lidar com questões socioemocionais e sociocientíficas, a promoção de práticas de ensino que desenvolvam empatia e respeito, a escuta ativa dos envolvidos e o estimulo a uma educação que fomente a reflexão crítica sobre o impacto do bullying e cyberbullying, além do envolvimento da comunidade escolar, instâncias administrativas e a família para abordar questões culturais e sociais e juntos construir ações mais eficazes na prevenção e combate ao fenômeno de violência.