COREOGRAFIAS DO PENSAMENTO: aproximações e diálogos interculturais entre Dança e Ensino de Ciências em uma perspectiva de popularização científica
Ensino de ciências, Interculturalidade, Dança, Natureza das ciências, Popularização das ciências.
Assumindo uma posição basilar em nossa sociedade, a ciência e a compreensão do seu universo se manifestam enquanto necessidades indiscutíveis dentro do movimento de ensino. Aprender sobre os espaços e aspectos estruturais da sociedade, não só contribui para a participação dos indivíduos como constrói as realidades nas quais estão inseridos, conferindo a esse movimento a dualidade de tecer e ser tecido pelos sujeitos. Nesse sentido, compreender a cultura científica em sua amplitude se apresenta enquanto forma de construir um pensamento crítico e atento aos contextos e atividades sociais, sendo a natureza das ciências (NdC) o principal contribuinte dessa prática. No entanto, a principal via de contato com esse universo (a escola), ainda se norteia por uma lógica pouco coerente com a realidade do universo científico, direcionando a educação científica às interpretações simplistas e ingênuas. Nessa lógica, a interculturalidade se apresenta enquanto alternativa às perspectivas menos atentas ao contexto cultural da ciência, uma vez que possibilita espaço para a multiplicidade das culturas diversas que já habitam o espaço escolar. Essa multiplicidade, permite compreensões mais complexas, assim como, é identificada enquanto forma democrática de gerir espaços de ensino. O presente trabalho, propõe a dança enquanto uma segunda cultura, capaz de dialogar e forjar novas vias de abordagem sobre a ciência. Dentro desse contexto, objetivamos tecer diálogos de troca mútua entre a cultura científica e a dança, a fim de proporcionar compreensões mais amplas sobre os movimentos e processos das ciências da natureza em uma perspectiva de popularização científica. A pesquisa assume caráter qualitativo, apresentando características de um estudo de caso e foi desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Popularização das Ciências da UFRN (LabPOP). O Corpus da pesquisa foi constituído por apresentações em vídeo ganhadoras de diversas edições do concurso Dance your PhD (Dançando sobre as ciências), analisados para coreografar os diálogos entre dança e ciências.