MODELO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM SAÚDE: TRILHA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE TRANSVERSAL PARA ENFERMAGEM DA LIGA CONTRA O CÂNCER
aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, gestão do trabalho, padronização, processos de trabalho
A presente dissertação trata de uma pesquisa de intervenção para a construção de um modelo de aprendizagem organizacional transversal para profissionais Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que trabalhem com assistência de enfermagem a pacientes oncológicos no ambiente hospitalar. Visa colaborar com gestores e profissionais interessados em padronizar os processos de trabalho considerando a gestão do conhecimento como o norte para a segurança e melhoria dos processos de trabalho dos profissionais que atuam com atividades hospitalares em oncologia. Tal método contemplará a gestão do trabalho e educação permanente em saúde e envolverá os processos compartilhados de aprendizagem organizacional em uma instituição de referência em oncologia composta por cinco unidades hospitalares dispostas em localizações geográficas distintas. Envolve qualificação de Enfermagem, padronização de processos, protocolos e instruções de trabalho, métodos de ensino condução e avaliação.