Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA TOLÊDO LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA TOLÊDO LOPES
DATA : 17/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: MPGTES
TÍTULO:

PROJETOS DE TELESSAÚDE EXECUTADOS PELO PROADI-SUS: INTERVENÇÃO PARA FORTALECER AS REDES DE ATENÇÃO E A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS!


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Único de Saúde. Setor Privado. Saúde Complementar. Redes de Atenção à Saúde. Educação Permanente em Saúde. Telessaúde.   


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A quem interessa o bom desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS)? Em um histórico contexto de influências contrárias a efetivação do SUS, a presente pesquisa se propôs a jogar luz a tais fatos de forma que pudesse identificar mecanismos presentes na arena política sanitária, desde a instauração da nova república no país. Elegeu-se, como recorte, uma aproximação ao projeto intitulado “Assistência médica especializada na região Nordeste do Brasil por meio de Telemedicina (TeleNordeste)”, por ser operacionalizado por entidades filantrópicas desoneradas de compromissos tributários e, ainda, por contar em seu escopo com a utilização da telemedicina, enquanto um novo e potente mercado, no Brasil. A partir da problemática identificada, que retrata o desafio de garantir que as relações com instituições privadas respeitem e se somem às estruturas já conquistadas pelo SUS - e não de mero favorecimento próprio - propôs-se o desafio de aplicar um estudo, a partir do aprofundamento de modelos atualmente utilizados ao SUS, com foco na organização das Redes de Atenção à Saúde e, mais especificamente, ao modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (PASA), utilizou-se da seguinte pergunta de pesquisa como eixo norteador: O Modelo PASA é adequado para desenvolver funções educacionais em projetos de telessaúde desenvolvidos por instituições privadas no SUS? Trata, portanto, de pesquisa qualitativa, que se utilizou de técnica de revisão narrativa como aporte metodológico, com levantamento bibliográfico na busca por elementos específicos que serviram ao delineamento da pesquisa eleita, assim como de aprofundamento de modelos e projetos atualmente desenvolvidos no SUS que se utilizam do modelo PASA tradicional (descrito para ambientes não virtuais). A seguir, utilizou-se triangulação de técnicas de pesquisa com análise de conteúdo a entrevistas com experts no tema; utilização de escala de likert e experiência piloto, com vistas a tornar o instrumento proposto válido e confiável ao fim a que se destina. Os resultados destinam-se ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), enquanto membro da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e do Comitê Gestor do PROADI-SUS, para que este se aproprie dos elementos contemplados, utilizando-os, se assim couber, na elaboração de futuros projetos de telessaúde desenvolvidos por iniciativas privadas, priorizando o desenvolvimento de funções educacionais na Rede de Atenção à Saúde (RAS).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3926907 - DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
Interna - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK
Interna - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 09:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao