Banca de DEFESA: HAROLDO JORGE DE CARVALHO PONTES

DISCENTE : HAROLDO JORGE DE CARVALHO PONTES
DATA : 12/04/2022
LOCAL: MPGTES

ESCOLAS ESTADUAIS DE SAÚDE PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO E O FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

escolas de saúde pública; educação permanente em saúde; sistema único de saúde.

As Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) são responsáveis pela formulação e/ou execução de programas e políticas destinadas à qualificação dos trabalhadores da saúde. Desempenham, portanto, papel importante para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo as citadas escolas como cenário, este trabalho teve por objetivo analisar as suas contribuições para a qualificação do trabalho realizado nos serviços do SUS.  De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em duas etapas, com a utilização de procedimentos metodológicos distintos, que exigiu dois tipos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas. A análise dos documentos teve como objetivo conhecer a missão das EESP. As entrevistas com os dirigentes e docentes objetivou observar se, na percepção destes, as ações educativas desenvolvidas são planejadas considerando o preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Nas entrevistas com os Secretários de Saúde dos Estados das EESP incluídas no estudo, bem como com os dirigentes e docentes, buscou-se conhecer a percepção destes em relação ao papel e a contribuição das Escolas para os serviços de saúde nos seus respectivos Estados. Integrando, articulando e analisando este rico conjunto de informações foi possível identificar, de acordo com a percepção dos seus docentes, diretores e secretários estaduais de saúde, a contribuição das EESP para os serviços de saúde. Segundo os entrevistados, estas Escolas têm contribuído significativamente para a qualificação dos profissionais de saúde e, por esta razão, tem seu trabalho reconhecido pelos trabalhadores e gestores do SUS. Ao mesmo tempo, são Escolas que enfrentam o desafio da insuficiência de recursos financeiros e de pessoal. Neste enfrentamento, contam com o compromisso e a responsabilidade dos profissionais que nelas trabalham. Esta pesquisa possibilitou conhecer estas Escolas, comprometidas com os princípios e diretrizes do SUS, e o trabalho que elas desenvolvem, fundamentado na Educação Permanente em Saúde e, consequentemente, suas contribuições para o fortalecimento do SUS.

Externo à Instituição - FERNANDO PASSOS CUPERTINO DE BARROS - UFG
Presidente - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO