Banca de DEFESA: ANA PAULA REZENDE DE OLIVEIRA GOLDFINGER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA REZENDE DE OLIVEIRA GOLDFINGER
DATA : 28/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo MEET
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ENTRE OS ALUNOS DE UM CURSO LATO SENSU EM SAÚDE PÚBLICA OFERTADO PELA ESCOLA DR. JORGE DAVID NASSER.


PALAVRAS-CHAVES:

Descritores: Portfólio; Avaliação; Ensino-aprendizagem; Educação Baseada em Competências; Educação Profissional.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Introdução: A formação em saúde pública deve ser crítico-reflexiva para responder aos desafios da sociedade atual. Assim, para ser coerente com essa visão vem a proposta de uma modalidade de aprendizagem e avaliação que foge ao comum: o portfólio surge como proposta promissora para responder às demandas atuais, sendo sua construção orientada e composta por estratégias da metodologia ativa de ensino-aprendizagem, visando as competências necessárias para os futuros sanitaristas, orientadas por eixos transversais de competência. A pesquisa tem como objetivo avaliar a trajetória dos alunos de um curso de pós-graduação lato sensu em saúde pública da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser utilizando o portfólio como instrumento avaliativo. Método: realizada pesquisa documental com análise mista de dados qualitativos e quantitativos, pesquisa de análise documental, com caráter misto, a partir da coleta de dados realizada de abril a outubro de 2021, a partir do portfólio dos sujeitos envolvidos. Resultados: o uso do portfólio como ferramenta avaliativa tem proporcionado aos alunos uma reflexão crítica do conhecimento construído durante a trajetória no curso e a motivação dos alunos em mudar processos de trabalho e continuar a aprender. Assim, a utilização do portfólio ferramenta de avaliação responde, pelo menos parcialmente, a necessidade de formação crítica e reflexiva dos profissionais de saúde. Conclusão: o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação do aluno e consequente uso do portfólio como ferramenta avaliativa desse processo. O uso do portfólio avaliativo vem fortalecer e contribuir para autoconfiança, autoconhecimento e desenvolvimento de competência reflexiva dos alunos em todo o processo formativo, além de proporcionar diálogo teórico-prático voltado ao perfil do profissional que se almeja formar.

 

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA DANIELA SILVA DA SILVEIRA
Presidente - 3926907 - DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA
Interna - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 24/03/2022 23:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao