Banca de DEFESA: JULIANA FERREIRA LIMA COSTA

DISCENTE : JULIANA FERREIRA LIMA COSTA
DATA : 07/02/2022
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo MEET

PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE E A DISPONIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL

Palavras-chaves: Interprofissionalidade. PET-Saúde. Práticas colaborativas. Formação em saúde.

Introdução: Na realidade brasileira, as bases teóricas e metodológicas da EIP fornecem elementos para suprir as necessidades do mundo contemporâneo e promover a integralidade do cuidado em saúde, contribuindo para a qualificação de profissionais de saúde para trabalharem em equipe. A interprofissionalidade foi o foco do nono edital do PET-Saúde para induzir que eles aprendam a trabalhar conjuntamente, por meio da integração-ensino-serviço e o desenvolvimento de competências colaborativas. Neste cenário, busca-se demonstrar elementos que permitam a reflexão sobre a interprofissionalidade e as competências colaborativas, através da percepção dos estudantes participantes do nono edital do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Objetivo: Identificar a disponibilidade dos estudantes que participaram da edição do PET-Saúde Interprofissionalidade para a educação interprofissional e as práticas interprofissionais colaborativas. Metodologia: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de método quantitativo, que se insere numa perspectiva exploratória-descritiva com relação aos objetivos, baseada em dados coletados por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados sobre a educação interprofissional em saúde, Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS). Resultados encontrados: A partir da análise de dados revelou-se a positividade da formação interprofissional em saúde no que se refere à colaboração e ao trabalho em equipe induzido pela participação do nono edital do Pet-Saúde/Interprofissionalidade e uma certa fragilidade quanto a clareza de definição dos papeis, a necessidade de maior delimitação da autonomia profissional e a valorização da opinião do paciente para participação no cuidado Considerações finais: Diversas competências colaborativas foram desenvolvidas para integralidade do cuidado a partir da análise da disponibilidade para a educação interprofissional e as práticas interprofissionais e a partir da análise dos pontos fortes e fragilidades encontrados percebeu-se a necessidade  que ainda se faz necessário que se crie a sustentabilidade desse estimulo para a efetiva integração de saberes e muito ainda necessário para a progressão e institucionalização da perspectiva da pratica interprofissional.

Interno - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Presidente - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA