Banca de DEFESA: THAÍS MAÍRA DE MATOS

DISCENTE : THAÍS MAÍRA DE MATOS
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM

A integração ensino-serviço no enfretamento à covid-19 em João Pessoa-PB.

Integração Ensino e Serviço; Educação Permanente em Saúde; COVID-19.

Trata-se de uma pesquisa que aborda aspectos da integração ensino serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Tem como objetivo analisar a integração ensino-serviço como estratégia de Educação Permanente em Saúde, no enfrentamento à COVID-19 em serviços da Rede Escola da Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa. O enfoque metodológico o classifica como um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, de abordagem qualitativa. Tem como cenário o Hospital Municipal Santa Isabel, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, a Central Telessaúde de Orientações de Prevenção do Coronavírus - serviços da Rede de Saúde da SMS/JP que realizam ações de enfrentamento à COVID-19, e também são espaços de prática   de Instituições de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal, realizados com gestores dos serviços, profissionais de saúde, coordenadores de estágio e alunos. Os resultados expressam que a integração ensino-serviço é uma estratégia de educação permanente em saúde, considerando a articulação entre os atores do serviço e das instituições de ensino, provocando o desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo para o serviço, correlacionando com a vida cotidiana e o dia a dia dos territórios, desenvolvendo espaços de escuta, apoio entre os profissionais e estudantes, aprendizado, evolução e crescimento.

Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS BONIFÁCIO DE CARVALHO - UFPB
Interna - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO