Banca de DEFESA: MARIANA PEREIRA DE ALMEIDA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA PEREIRA DE ALMEIDA SANTOS
DATA : 10/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE DE FORMAÇÃO HÍBRIDA REALIZADA PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Formação Profissional. Ensino online. Agentes Comunitários de Saúde. Sistema Único de Saúde


PÁGINAS: 33
RESUMO:

A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) é voltada para a formação e qualificação dos trabalhadores da saúde para atender às necessidades do SUS, desenvolvendo dentre outras estratégias, programas de capacitação, formação profissional e de aperfeiçoamento. Na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e no contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA ofertou a modalidade híbrida do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, este estudo objetivou avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão sob a percepção dos discentes. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de abordagem quantitativa em caráter de um censo onde a percepção do discente foi captada através de um questionário com perguntas fechadas e abertas aplicado via Google forms®. A população alvo previa a participação de 254 alunos na pesquisa, os quais vivenciaram o curso nessa modalidade de ensino, no entanto tivemos uma participação total de 85 cursistas. O questionário continha 14 perguntas, contendo informações sobre a caracterização do perfil sociodemográfico como: idade, sexo, escolaridade, residência, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online, e se essa a modalidade de ensino e o material didático adotados pela Escola diante do cenário pandêmico foi satisfatória para aquisição de conhecimentos relacionados a área em estudo e avaliar seu desempenho nas atividades realizadas. Os dados foram analisados por meio das medidas de tendência central, utilizando recursos gráficos para esta representação descritiva. A maioria dos respondentes tinha entre 30 e 49 anos de idade, totalizando 71,7%. Isto poderia levar a uma dificuldade com o ensino híbrido e uma avaliação negativa do curso. Mas, a avaliação geral do curso evidenciou que não houve dificuldades na percepção dos estudantes. A experiência profissional dos respondentes é de no mínimo 10 anos, com 97,1% no total e os mesmos consideram que o conteúdo do curso contribuiu na sua atuação como Agente Comunitário de Saúde e muito significativo no tocante à inferência sobre qualidade do curso. Com a realização deste estudo pretende-se contribuir para transpor os desafios e barreiras para a implantação do ensino híbrido, auxiliando a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar dos resultados positivos, deve-se investir em redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais e mais distantes de grandes centros urbanos, uma vez que esses seriam os potenciais beneficiados na modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
Externa à Instituição - ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE - UERN
Interna - 347108 - SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 12:18
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