Banca de QUALIFICAÇÃO: CYLENE BEZERRA DE MEDEIROS NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CYLENE BEZERRA DE MEDEIROS NOBREGA
DATA : 05/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM
TÍTULO:

POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, DO ESTADO DA PARAÍBA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente em Saúde; Aprendizagem Significativa; Metodologias Ativas. 


PÁGINAS: 10
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo compreender como a utilização e potencialidades das metodologias ativas podem contribuir e se configurar em potenciais estratégias para a (re) significação dos Núcleos de Educação Permanente - NEPS, do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde do Estado da Paraíba. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar, do Estado da Paraíba, mais precisamente os hospitais estaduais, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: 8 Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões. A análise dos dados apontou para quatro categorias: Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das metodologias ativas nas ações educativas dos NEPS. Considerações finais: Não obstante o esforço dos coordenadores para desenvolver as atividades dos núcleos ficou perceptível algumas fragilidades tanto na compreensão sobre os NEPS, como nas abordagens metodológicas das ações educativas. Assim, propõe-se um curso que possa contribuir para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos NEPS, dos serviços de saúde do estado da Paraíba, e promover o debate sobre a significação e ressignificação das propostas de educação permanente em saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK
Externo à Instituição - LENILMA BENTO DE ARAÚJO MENESES - UFPB
Presidente - 347108 - SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
Notícia cadastrada em: 01/11/2021 15:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao