POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, DO ESTADO DA PARAÍBA.
Educação Permanente em Saúde; Aprendizagem Significativa; Metodologias Ativas.
O presente estudo tem como objetivo compreender como a utilização e potencialidades das metodologias ativas podem contribuir e se configurar em potenciais estratégias para a (re) significação dos Núcleos de Educação Permanente - NEPS, do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde do Estado da Paraíba. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar, do Estado da Paraíba, mais precisamente os hospitais estaduais, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: 8 Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões. A análise dos dados apontou para quatro categorias: Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das metodologias ativas nas ações educativas dos NEPS. Considerações finais: Não obstante o esforço dos coordenadores para desenvolver as atividades dos núcleos ficou perceptível algumas fragilidades tanto na compreensão sobre os NEPS, como nas abordagens metodológicas das ações educativas. Assim, propõe-se um curso que possa contribuir para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos NEPS, dos serviços de saúde do estado da Paraíba, e promover o debate sobre a significação e ressignificação das propostas de educação permanente em saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas.