Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA PEREIRA DE ALMEIDA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA PEREIRA DE ALMEIDA SANTOS
DATA : 29/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE DE FORMAÇÃO HÍBRIDA REALIZADA PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Formação Profissional. Centros de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Agentes Comunitários de Saúde. Sistema Único de Saúde


PÁGINAS: 20
RESUMO:

A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) é voltada para a formação e qualificação dos trabalhadores da saúde para atender às necessidades do SUS, desenvolvendo dentre outras estratégias, programas de capacitação, formação profissional e de aperfeiçoamento. Na perspectiva da Educação Permanente em Saúde e no contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA oferta a modalidade híbrida do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, este projeto de pesquisa objetiva avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão sob a percepção dos discentes. Para tanto, será desenvolvido um estudo descritivo de abordagem quantitativa em caráter de um censo onde a percepção do discente será captada através de um questionário com perguntas fechadas aplicado via Google forms®. Ao todo, serão 254 alunos do município de Barra do Corda e 51 alunos do município de Tuntum. O questionário contém 14 perguntas, contendo informações sobre a caracterização do perfil sociodemográfico como: idade, sexo, escolaridade, residência, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online e se essa a modalidade de ensino adotada pela Escola diante do cenário pandêmico se é satisfatória para aquisição de conhecimentos relacionados a área em estudo e avaliar seu desempenho nas atividades realizadas. Os dados serão analisados por meio das medidas de tendência central, utilizando recursos gráficos para esta representação descritiva. Com a realização deste estudo pretende-se contribuir para transpor os desafios e barreiras para a implantação do ensino híbrido, auxiliando a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
Externa à Instituição - ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE - UERN
Interna - 347108 - SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
Notícia cadastrada em: 21/10/2021 23:19
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