Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO FÉLIX DA SILVA MARIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO FÉLIX DA SILVA MARIZ
DATA : 05/01/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)
TÍTULO:

“DINARTE ESTÁ MORTO”: narrativas e temporalidades na (re)construção de memórias sobre um agente político do Seridó potiguar (1984)


PALAVRAS-CHAVES:

Dinarte Mariz; morto; adeus; memórias; sertões.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Esta dissertação tem como objeto as memórias que Dinarte de Medeiros Mariz projetou de si mesmo ao longo da sua vida pública, todavia, estamos dentro de um recorte temporal a partir da morte do mesmo em nove de julho de mil novecentos e oitenta em quatro, após passar dois meses internado no Hospital de Base de Brasília, DF, acometido de uma hemorragia intestinal. Dinarte Mariz foi um político destacado no Rio Grande do Norte e no Brasil e teve uma carreira que foi de prefeito de Caicó, governador potiguar a senador da República Federativa do Brasil. No momento de sua morte ocorreram as ruas de Natal e Caicó uma quantidade significativa de admiradores e curiosos que o jornal Diário de Natal, classificou como uma grande multidão. O corpo do senador chegou ao Rio Grande do Norte em um avião da Força Aérea Brasileira – FAB – onde recebeu honras de chefe de Estado no então Palácio do Governo do RN. Após as exéquias finais na capital uma esquadrilha da FAB trouxe o ex prefeito de Caicó juntamente com familiares e aliados políticos para o último adeus na Cidade de Caicó onde foi sepultado. O referido político de uma forma maestral conduziu a construção de sua memória, de forma, que torna-se uma grande perigo um trabalho sobre ele ficar preso as memórias construídas. Sendo assim, esta pesquisa busca entrecruzar informações sobre as memórias de Dinarte Mariz que transitou entre os muitos acontecimentos da política do Brasil e, conforme fontes jornalística, era defensor incansável dos governos ditatoriais. Todavia, há um fato histórico e documentado pelo jornal Diário de Natal que fez uma cobertura da morte, do velório e da missa de sétimo dia do senador morto, que forma uma narrativa importante da memória de Dinarte Mariz que foi explorada nesta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Interna - 1934542 - PAULA REJANE FERNANDES
Interno - ***.653.724-** - ROSENILSON DA SILVA SANTOS - UERN
Notícia cadastrada em: 23/12/2022 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao