Banca de DEFESA: LARISSE SANTOS BERNARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSE SANTOS BERNARDO
DATA : 23/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Canal do MHIST no Youtube
TÍTULO:

Das terras seridoenses: uma análise dos discursos e participação de Dinarte Mariz a política oficial de ‘combate à seca’ (1954-1959)


PALAVRAS-CHAVES:

História dos Sertões. Dinarte Mariz. Codeno. Sudene. Secas.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação acerca da conexão entre a trajetória de Dinarte de Medeiros Mariz e sua relação com o sertão do Seridó do Rio Grande do Norte, nomeadamente de sua atuação com a política oficial de “combate” à seca, considerando sua participação na SUDENE. O objetivo da pesquisa foi problematizar como, enquanto sujeito que foi forjando para si um personagem político que representava o sertanejo, ele se articulou com a política nacional concernente às secas, se apropriando como o representante do Rio Grande do Norte. Para responder aos questionamentos nos aproximamos de uma bibliografia especializada que trata de temas como sertão, secas, trajetórias políticas e da história de órgãos oficiais de desenvolvimento da política nacional de combate/contenção/controle e convivência com as secas. Com base na leitura de autoras/es, refletimos sobre trajetória política de Mariz, sobre as políticas oficiais plasmadas em órgãos como IOCS/DNOCS/SUDENE e como entre esforços pessoais, institucionais e oficiais a seca foi emergindo como “o problema do Nordeste”, e depois do Nordeste do Brasil, enquanto outras razões de caráter humano, e, portanto históricas, que justificavam os problemas sociais enfrentados na região, sobretudo nos períodos de seca, eram mascarados. Dessa maneira, tomamos como recorte temporal os anos de 1954 – 1959, que compreendem períodos importantes, no que diz respeito, as questões políticas, seca, criação de instituições e dos problemas sociais enfrentados no referido espaço supracitado. Do ponto de vista do campo em que se situa este trabalho, o identificamos em uma zona de confluência e correlação entre História Política, História Cultural e História Social a partir do que alguns conceitos se fazem relevantes para a compreensão do objeto, tais como: discurso, representação, política, sertão e modernidade. Assim, do ponto de vista das fontes empregadas na pesquisa, destacamos as Atas do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – CODENO e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, e as publicações dos jornais Diário de Natal, O Poti, Diário de Pernambuco e o Jornal O Commercio. From the lands of Serido: an analysis of Dinarte Mariz's speeches and participation in the official policy of 'fighting drought' (1954-1959)


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Externo à Instituição - JOVELINA SILVA SANTOS - UERN
Presidente - ***.653.724-** - ROSENILSON DA SILVA SANTOS - UERN
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao