Banca de DEFESA: LINDOALDO VIEIRA CAMPOS JÚNIOR

DISCENTE : LINDOALDO VIEIRA CAMPOS JÚNIOR
DATA : 24/11/2022
LOCAL: Território Indígena Xukuru (Pesqueira/PE)

Maracá, gibão e viola: poetas Xukuru inventando o Sertão da Poesia

Sertão da Poesia. Xukuru. Escola de Poesia de Teixeira. Escola de Poesia de São José do Egito.

Este estudo investiga a presença indígena Xukuru nos municípios de Teixeira/PB e São José do Egito/PE desde a época de sua invasão por europeus e descendentes aos dias atuais com o propósito de compreender sua contribuição para a configuração daquilo que denominamos Sertão da Poesia, determinado sertão compreendido como modo de vida inventado pelo discurso poético. Parte de revisão historiográfica, transcrição e leitura de documentos dos sécs. XVII, XVIII e XIX, fontes arqueológicas e sesmariais e registros de batismo, casamento e óbito. Acreditamos que no contexto das interações interétnicas havidas com os invasores, Xukuru que sobreviveram à “Guerra dos Bárbaros” e permaneceram ou voltaram para essa região manejaram a poesia, sua e dos invasores, como estratégia de resistência e proeminência social, inclusive com descendentes havendo tornado-se precursores da Escola de Poesia de Teixeira e da Escola de Poesia de São José do Egito.

Externo à Instituição - ALDO MANOEL BRANQUINHO NUNES - UEPB
Interno - 1040569 - ANTONIO JOSE DE OLIVEIRA