Ontem dia 24 de outubro de 2022, às 09h, no Laboratório de Práticas Pedagógicas, situado no Prédio da Pós-Graduação do CERES - Campus de Caicó (UFRN), ocorreu a primeira defesa de dissertação de mestrado presencial do Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN). Desde a implementação do PPGHC, em 2019, em função da pandemia do Covid-2019, todas as defesas anteriores haviam sido exclusivamente feitas no formato remoto.
O mestrando João Paulo de Lima Silva defendeu a dissertação "A implantação da Aliança para o Progresso, o Programa Alimentos para a Paz e as Frentes de Trabalho no Sertão do Seridó Potiguar (1961-1978)", orientado pela Prof.ª Dr.ª Jailma Lima, que presidiu o rito da defesa.
Formaram a Comissão Examinadora as professoras Dr.ª Paloma Porto Silva, pesquisadora colaboradora do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (IRR-Fiocruz), como examinadora externa, a qual participou da banca por meio de videoconferência; e a Dr.ª Juciene Batista Félix Andrade, do PPGHC-UFRN, examinadora interna.
Estiveram presentes, ao rito da defesa, os professores Helder Macedo e Antonio Oliveira, coordenador e vice-coordenador do PPGHC, além dos mestrandos Larisse Bernardo e Thales Lordão.
O trabalho dissertativo foi considerado aprovado e a Comissão Examinadora ressaltou a contribuição do estudo para a historiografia brasileira e norte-rio-grandense, destacando a interação entre as tipologias de fontes internacionais, nacionais e locais - em especial, a documentação consultada, em Caicó, nos arquivos da Cáritas Diocesana, do 1º Batalhão de Engenharia e Construção e da Igreja Presbiteriana. A dissertação foi indicada para publicação, após serem atendidas as sugestões propostas pelas professoras.
O PPGHC-UFRN se congratula e parabeniza o mestrando João Paulo de Lima Silva e sua orientadora, Prof.ª Jailma Maria de Lima, pela defesa do trabalho em um momento histórico para o programa.
Foto: Helder Macedo