Banca de DEFESA: GLEICE LINHARES DE AZEVÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEICE LINHARES DE AZEVÊDO
DATA : 26/10/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Canal do MHIST no Youtube
TÍTULO:

O Sertão é Neon: transversalidades e pluralidades de identidades de gêneros no filme Boi Neon de Gabriel Mascaro


PALAVRAS-CHAVES:

Boi Neon, Cinema, Masculinidades, Sertão Contemporâneo


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo compreender os discursos instituídos pelas imagens cinematográficas contemporâneas sobre o sertão e as relações de gênero aí prevalecentes, sobretudo, na construção das masculinidades sertanejas configuradas em um cenário de rupturas e continuidades, em relação aos códigos morais que modelam o ser(tão). Para tal empreitada, partimos do recorte temporal delimitado entre os anos 2000 a 2015, tendo como marco algumas produções fílmicas com a temática do sertão, comoCinemas, aspirinas e urubus (2005), Luneta do Tempo (2014) e o gênero novela com a produção de Cordel Encantado (2011). Além de tais fontes, trabalhamos com a fonte basilar dessa escrita, o filme Boi Neon (2015), do diretor e roteirista pernambucano, Gabriel Mascaro. O referencial teórico e metodológico estrutura-se na análise de discurso de Michel Foucault visando entender as várias camadas de sentidos que constituem as imagens, sobretudo, cinematográficas para o estudo que nos propomos a realizar. Essa análise também partiu do uso de método arqueológico das imagens, ou seja, uma escavação das camadas visuais que constituem nosso modo de ver o sertão, apartir dos pressupostos apresentados pelo historiador da arte Georges Didi-Huberman. A discursão teórica também está fundamentada na Teoria Queer para compreender as novas relações de gênero que se movem na narrativa fílmica de Boi Neon, a partir das concepções de Judith Butler (2021) e das reflexões de Richard Miskolci (2021) e Guacira Lopes (2018) quando pensam o gênero como construção normativa na cultura e a possibilidade de viver outra diversidade, outras maneiras de exercer a masculinidade de maneira plural, para além das normas. Nessa direção, a partir do conceito de imagem sobrevivente ou imagem sintoma de Didi-Huberman, concluímos que as imagens do sertão anteriores à produção de Boi Neon são imagens sobreviventes de outras produções visuais anteriores (como os filmes do Cinema Novo e da Retomada) e que as imagens capturadas por Boi Neon são imagens-ação, que, por sua vez, são imagens críticas, transgressoras de uma dada visualidade do sertão e do tempo dessas imagens. Nessa linha, as imagens em volta do corpo masculino e feminino, nessa espacialidade são, de certa forma, desconstruídas e diferentes das elaborações já realizadas em volta do sertanejo(a), assim como é o sertão/agreste na perspectiva do filme. Portanto, o sertão contemporâneo de Boi Neon é um sertão em movimento, de passagens de temporalidades, o arcaico e o novo, do pretérito e presente, de corpos em “dilatação” e, enfim, um sertão em trânsito. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FREDERICO OSANAN AMORIM LIMA
Presidente - 336185 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Externo ao Programa - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR - nullInterno - 1718551 - LOURIVAL ANDRADE JUNIOR
Notícia cadastrada em: 07/10/2022 14:56
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