Banca de DEFESA: JOÃO PAULO DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PAULO DE LIMA SILVA
DATA : 24/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Canal do MHIST no Youtube
TÍTULO:

A IMPLANTAÇÃO DA ALIANÇA PARA O PROGRESSO, O PROGRAMA ALIMENTOS PARA A PAZ E AS FRENTES DE TRABALHO NO SERTÃO DO SERIDÓ POTIGUAR (1961-1978)


PALAVRAS-CHAVES:

Sertão nordestino. Aliança para o Progresso. Alimentos para a Paz. Flagelados. Frentes de trabalho


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta dissertação analisa a implementação dos programas Aliança para o Progresso, Alimentos para a Paz e as Frentes de Trabalho, no Seridó Potiguar entre 1961 e 1978. Embora com objetivos e ações diferentes, os três programas voltaram-se para o atendimento da população em épocas de calamidades climáticas, de secas ou de cheias e foram decisivos para a assistência aos sertanejos. Ao mesmo tempo em que os impactos sociais das calamidades diminuíam, esses programas serviram para fixar esses sertanejos nos seus locais de origem, impedindo, em alguma medida, as grandes migrações. O trabalho perpassa por uma análise com enfoque político – social historiográfico e dos conceitos de sertão, história política e pobreza. Essa pesquisa foi realizada no site da Hemeroteca Digital, nele foram encontrados os jornais: Diário de Natal, Diário de Pernambuco, Correio Braziliense e O Poti, que nos possibilitaram perceber como a imprensa noticiava a implantação de programas, mas também como se referia a momentos de calamidades, sejam de secas ou de cheias. Foram realizadas pesquisas no arquivo da Diocese da cidade de Caicó, onde através de cartas, relatórios e recibos, nos esclareceu e trouxe novos fatos referentes aos diversos programas implementados na região do Seridó potiguar. Da mesma forma, o 1º Batalhão de Engenharia e Construção de Caicó, nos apresentou relatórios oficiais que nos possibilitaram aprofundar os estudos sobre as obras gerenciadas pela instituição originando diversas Frentes de Trabalho. Ao longo do período estudado, buscamos esclarecer o quanto essas relações e estruturas estabelecidas em nome da seca e pobreza estabelecida, eram atividades primordiais para uma multidão que ofertava a mão de obra em troca de um pagamento e alimentação repassados através dos convênios firmados entre os governos do Rio Grande do Norte e o governo dos Estados Unidos da América.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2329277 - JAILMA MARIA DE LIMA
Interna - 2914858 - JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
Externa à Instituição - PALOMA PORTO - UFMG
Notícia cadastrada em: 07/10/2022 10:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao