O Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGHC-UFRN) torna público e celebra a Nota 3 alcançada na Avaliação Quadrienal 2017-2020, promovida pela CAPES.
O PPGHC é um programa novo, tendo sido incorporado ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) em 2019, com a sua efetiva implantação, no Campus de Caicó, do CERES-UFRN, localizado no Sertão do Seridó. A nota alcançada indica esse estágio do programa e nos impõe a responsabilidade de crescer e potencializar a formação de novos quadros para o Ensino e a Pesquisa no Ensino Superior, a partir da área de concentração em História dos Sertões, pioneira no âmbito da pós-graduação no Brasil.
O sonho de implantação da pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado remonta ao distante 2015. Ele foi efetivamente gestado de 2016 em diante, em função de um esforço institucional (UFRN e Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa), somado ao desejo de homens e de mulheres em envidar esforços para o fortalecimento do domínio temático da História dos Sertões, tendo como epicentro o Seridó e sua tradição de pesquisa na área das Humanidades, especialmente, na História.
Agradecemos a todas as pessoas, grupos de pesquisa, instituições e agências financiadoras (CAPES, CNPq, UFRN) que fizeram esse sonho se tornar realidade. Tal como o imbuzeiro, chamado de “árvore sagrada do sertão” por Euclides da Cunha (e que inspira a nossa marca), pretendemos existir (e resistir) por muito tempo.
Caicó, RN, 16 de setembro de 2022.
Prof. Helder Macedo
Coordenador do PPGHC-UFRN